Com as movimentações para as construções de chapas a todo vapor, assim como confirmações de candidaturas, os partidos políticos Podemos e PSB realizam suas convenções nesta sexta-feira (03). O período legal para realizar os eventos termina no próximo domingo, dia 5.
Conforme o calendário eleitoral de 2018, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos definirão os candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador, vice, senador e deputados (federais, estaduais ou distritais).
A definição de quem será candidato ou dos partidos que serão coligados com as siglas acontece de acordo com o estatuto de cada agremiação. A escolha pode ser feita por votação ou por uma decisão do partido, desde que se respeite o procedimento previsto no estatuto. Ao fim das convenções, após o dia 5 de agosto, os partidos contam com mais alguns dias para preparar os seus materiais de campanha.
O Podemos Amazonas irá apresentar suas candidaturas ao pleito deste ano a partir das 9h, na sede do partido, em Adrianópolis. Já a convenção estadual do PSB será às 15h, no bairro Cidade de Deus, onde será confirmado os nomes dos candidatos. O presidente da Assembléia Legislativa do Amazonas, David Almeida, será confirmado como candidato a governador pelo partido.
De acordo com a legislação, a Justiça Eleitoral tem até 18 de agosto para publicar o edital dos pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou convenções.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras