FVS confirma quarta morte por sarampo no Amazonas

Imagem: Divulgação
- PUBLICIDADE -

A Fundação de Vigilância em Saúde confirmou a quarta morte por sarampo no Amazonas. Este é o primeiro óbito de um adulto registrado no Estado desde o inicio do surto. A vítima foi uma mulher de 44 anos, do município de Autazes, que foi a óbito no dia 4 deste mês.

Ao todo o Estado tem confirmados outros três óbitos pela doença, sendo dois em Manaus e outro em Autazes. A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite segue até a próxima sexta-feira. A vacinação é feita pelas prefeituras. O resultado parcial no Amazonas mostra que, até o momento foram vacinados contra o sarampo, 78% do público-alvo, correspondendo a 239.251 crianças. Para a poliomielite, a cobertura é de 63%, com 193.403 crianças imunizadas.

MINISTÉRIO REPASSOU R$ 3 MILHÕES

Portaria do Ministério da Saúde, publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União, autoriza o repasse de R$ 3 milhões em recursos do Fundo Nacional de Saúde do Amazonas para o combate ao surto de sarampo no Estado.

O recurso tem como finalidade o custeio de ações e serviços de vigilância em saúde para garantir a execução das ações de vigilância epidemiológica, laboratorial, imunizações e educação em saúde em resposta ao surto. A alta transmissibilidade do sarampo, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occi, exigem o fortalecimento das ações para enfrentamento do surto da doença.

 

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

 

- PUBLICIDADE -