Mais de 61 mil torcedores compareceram ao Maracanã na manhã deste domingo, mas saíram frustrados com a atuação do Flamengo, que foi derrotado pelo Ceará por 1 a 0. O time visitante contou com gol de Leandro Carvalho aos 45 minutos do segundo tempo para vencer pela 22.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com um gramado ruim e sol forte, o jogo foi desgastante para as duas equipes e, apesar de ter maior presença no campo de ataque, o time carioca não conseguiu pontuar. Assim, segue com 41 pontos, na terceira colocação, e pode ver o líder São Paulo disparar. O Ceará, com 20 pontos, ainda é o penúltimo, mas vem em campanha de recuperação para escapar da zona do rebaixamento.
O Flamengo começou pressionando e encurralou o adversário no campo de defesa neste domingo. Jogador mais perigoso nos primeiros minutos, Diego chegou a balançar as redes em lance anulado por impedimento e quase marcou um gol olímpico, acertando o travessão.
Aos poucos, o ritmo foi diminuindo e o Ceará entrou no jogo, conseguindo assustar nas escapadas em contra-ataque. Diego Alves chegou a ser exigido em jogada cara a cara com Leandro Carvalho, mas se saiu bem e evitou o gol dos visitantes.
A pressão flamenguista continuou na segunda etapa, mas o gol teimava em não sair. Apostando demais em bolas levantadas para a área, o ataque rubro-negro consagrava o goleiro Éverson, que cortava todos os cruzamentos sem problemas. O Ceará tinha controle do jogo.
Impaciente, a torcida passou a vaiar o time nos minutos finais, especialmente Lucas Paquetá, que não fazia jogo inspirado. Aos 45 minutos, veio o castigo. Leandro Carvalho recebeu na intermediária, deu o corte em Réver e arriscou de longe. A bola quicou no gramado irregular e subiu, enganando Diego Alves, que não conseguiu evitar o gol da vitória cearense.
Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira, pela 23.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Ceará recebe o Corinthians no Castelão, em Fortaleza, enquanto o Flamengo vai ao Beira-Rio, em Porto Alegre, enfrentar o Internacional, em duelo direto pelas primeiras colocações.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0 X 1 CEARÁ
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo
Público e renda: 61.277 (55.147 pagantes / R$1.860.048,00
Gols: Leandro Carvalho, aos 45 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Henrique Dourado, Diego, Calyson e Samuel Xavier
Cartões vermelhos: –
FLAMENGO: Diego Alves; Pará, Réver, Rhodolfo e Renê; Piris da Motta (Uribe), Éverton Ribeiro, Diego, Lucas Paquetá e Marlos (Lincoln); Henrique Dourado (Vitinho) / Técnico: Maurício Barbieri
CEARÁ: Éverson; Samuel Xavier, Thiago Alves, Luiz Otávio e João Lucas (Eduardo Brock); Edinho, Juninho e Calyson (Felipe Azevedo); Juninho Quixadá, Leandro Carvalho e Arthur / Técnico: Lisca
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras