Fundada em 22 de junho de 1661, Santarém é uma das cidades mais antigas da região da Amazônia.
A praia de Alter do Chão pertence ao município de Santarém (PA) e é mundialmente conhecida como o Caribe Brasileiro. Alter do Chão está localizado na margem direita do Rio Tapajós e tem inúmeras ilhas e extensas faixas de areia branca banhadas pelas águas esverdeadas do Rio Tapajós.
Uma outra boa pedida em Alter do Chão é a Festa do Sairé, de origem do século XVIII, quando os jesuítas usavam música e dança para catequizar os índios, nas missões evangelizadoras pela pela bacia do rio Amazonas. A parte religiosa é hoje misturada a manifestações ritmadas pelo carimbó e o lundu, e pelo confronto entre os botos cor-de-rosa e Tucuxi (Disputa entre duas agremiações folclóricas, com músicas e alegorias). As apresentações, sempre em setembro, são realizadas na praça conhecida como “Sairódromo”.
Na vazante do Rio Tapajós surgem diversas praias próximas ao centro da vila, com destaque para a Ilha do Amor, onde pode ir de canoa (ou mesmo a pé) a partir da orla central. Em tempos de férias o “Caribe da Amazônia”, como também é conhecida, é uma ótima sugestão para o roteiro de brasileiros e estrangeiros.
Entre várias opções de passeios em Alter do Chão, o Lago Verde, também conhecido como Floresta Encantada, é uma mata de igapó que fica inundada seis meses por ano, pelas águas dos rios da região. O passeio é um dos mais importantes roteiros de ecoturismo de Alter do Chão. A melhor época para fazer o passeio é de fevereiro a julho, com várias nascentes em dez quilômetros e extensão.
Fundada em 22 de junho de 1661, Santarém é uma das cidades mais antigas da região da Amazônia, sendo a terceira mais populosa do estado do Pará. Por causa das águas cristalinas do Rio Tapajós, o jornal inglês The Guardian classificou Alter do Chão como uma das praias mais bonitas do Brasil e a praia de água doce mais bonita do mundo.
Reportagem: Willian D’Ângelo