Congresso Brasileiro de Micologia ocorre de 24 a 27 de junho, no Centro de Convenções Vasco Vasques
Com temáticas relevantes e atuais da área de micologia e programação diversificada refletindo a megadiversidade dos fungos e dos ecossistemas amazônicos, será realizado em Manaus o IX Congresso Brasileiro de Micologia. O evento ocorre no período de 24 a 27 de junho, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.
Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e demais profissionais da área de saúde, o IX Congresso Brasileiro é promovido pela Sociedade Brasileira de Micologia, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (PAREV).
O programa é uma das ações da Fapeam de fomento à popularização e difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas.
Márcia Perales, diretora-presidente da Fapeam, destacou a importância do PAREV para o estado, salientando que o programa contribui para promoção do intercâmbio de conhecimentos entre especialistas locais, de outros estados e países.
“É uma oportunidade para pessoas de outros locais conhecerem a região e o Estado do Amazonas, mas também para nossos estudantes, professores e pesquisadores participarem. Apoiar a realização de eventos científicos é algo que Fapeam já faz, mas queremos que isso seja cada vez mais fortalecido”, enfatizou.
Segundo a presidente da comissão organizadora do congresso, Maria Aparecida de Jesus, a maior diversidade de fungos está na Amazônia. Com o evento, pretende-se estimular o estudo na área da micologia na região. “Estamos otimistas com a realização do congresso. Vários estudantes também de outros países pretendem participar e conhecer a região Amazônica. A estimativa é que 1,2 mil pessoas participem do evento”, disse.
Programação – O congresso contará com mesas redondas, palestras, conferências, simpósios, minicursos, oficinas de extensão em ensino, exposição de pôster, sessões de comunicação oral, além do II Singer Foray (incursão micológica).
Maria aparecida adiantou ainda que em breve será lançado um edital, no site do congresso(http://www.cbmicologia2019.com.br), de um concurso de fotografia sobre fungos, com objetivo de estimular profissionais para conhecerem mais sobre a temática. Além disso, o evento também contará com atividades voltadas para o ensino da micologia destinadas a professores da rede pública de ensino.
A submissão de trabalhos será online, e os resumos devem ser enviados até o dia 25 de março, nas seguintes áreas temáticas: Micologia Ambiental e Aplicada; Micologia Biológica; Micologia Industrial e Micologia Médica. Os resumos aceitos serão divulgados no dia 30 de abril.
Saiba mais sobre o formato dos resumos e elaboração de pôsteres no site do congresso.
Parceria – São parceiros da Sociedade Brasileira de Micologia neste evento, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Amazônia Ocidental), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
PAREV – O programa apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais sediados no Estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação: congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
O PAREV recebe até o dia 19 de fevereiro as propostas de pessoas interessadas em participar da 2ª chamada do programa, edital N° 009/2018 (http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-0092018-parev/). O programa contempla projetos de eventos que ocorrerão de julho a dezembro de 2019.
Amazônia sem Fronteiras /Fonte: Assessoria de Comunicação da Fapeam