Em 2019 o festival acontece nos dias 19 a 23 de setembro.
Diversidade cultural e as tradições dos antepassados, o Festival Sairé aborda parte da cultura popular da Amazônia: a questão religiosa e o folclore, principalmente relacionado ao boto-cor-de-rosa e boto-tucuxi, ícones da região.
São 5 dias de festival com diversas atrações. Há muitas músicas e danças regionais apresentadas por artistas e grupos locais. É uma ótima oportunidade de conhecer um estilo musical que você nunca ouviu antes.
O festival acontece em uma comunidade de Alter do Chão, pertencente ao município de Santarém. Essa cidade, localizada ao norte do Pará, é considerada a terceira mais populosa do estado.
A data do festival pode variar, mas sempre acontece em setembro. Por exemplo, para 2018, a festa ocorrerá entre 20 e 24 de setembro. Já em 2019, será de 19 a 23 de setembro.
O festival tem entrada franca e começa logo no início da manhã, com uma procissão fluvial chamada Busca dos Mastros. Depois segue pelo Lago Verde. Dali são retirados alguns mastros, símbolos da procissão, e levados até a Praia da Gurita ou, como é mais conhecida, Praia do Cajueiro.
Gostou da dica? O Amazônia sem Fronteiras além de escolher o destino te traz dicas e facilidades de onde comprar e se programar para participar do festival.
Se liga nas datas e facilidades:
IDA: 18 e volta 23 de Setembro
7x de R$70,00 no boleto bancário
Redação: Amazônia Sem Fronteiras