Uma das principais celebrações católicas, a programação de Corpus Christi acontece nesta quinta-feira, 20/6, nas ruas do centro histórico e entornos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
De acordo com o padre Orlando Barbosa, a expectativa na celebração externa e nos pontos de parada é de 60 mil pessoas e nas missas dentro da Matriz Nossa Senhora da Conceição é de mil fiéis.
Conforme o sacerdote, a celebração é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, evento que ocorre depois de Pentecostes. O intuito da cerimônia é a simbolização de Jesus Cristo e seus ensinamentos, em que alimentar-se do sangue e corpo de Cristo, representados pelo vinho e pão, indicam a eternidade e a relação do cristão com Jesus.
Pela manhã acontece a celebração eucarística na Catedral Metropolitana com a primeira missa iniciando às 7h30, com monsenhor Sabino e outra celebração às 10h, com dom Mário Pasqualotto.
À tarde, a partir das 17h15, a procissão sairá da igreja da Matriz e percorrerá as ruas 7 de Setembro, Joaquim Nabuco – com a bênção aos enfermos em frente ao hospital Beneficente Portuguesa -, 10 de Julho e a volta na avenida Eduardo Ribeiro.
Ao fim da procissão, o padre Orlando Barbosa realizará a liturgia e a bênção do Santíssimo Sacramento.
O sacerdote convidou os católicos a participarem das celebrações de Corpus Christi. “A Eucaristia é a fonte que sustenta a vida dos nossos povos que vivem no chão da Amazônia. Que a força do Cristo Ressuscitado sustente as nossas comunidades a ser presença eucarística solidária e amorosa com os mais pobres e fracos”, ressaltou.
Serviço
O quê – Corpus Christi
Onde – Igreja da Matriz, avenida Eduardo Ribeiro com avenida 7 de Setembro, Centro
Quando – Quinta, 20/6
Roteiro das celebrações
Celebração eucarística na igreja
7h30 – Catedral – Monsenhor Sabino
10h – Catedral – D. Mário
15h – Meditação Eucarística – orante na Catedral – Irmã Rosália
Celebração eucarística – Campal – Dom Sérgio
Local da celebração – Palco com duas frentes, posicionado na frente da loja Marisa, na avenida Eduardo Ribeiro
14h – Passagem do som
15h – Animação no palco
15h55 – Agradecimentos
16h30 – Celebração Eucarística – equipe da catedral – avenida Eduardo Ribeiro com 7 de Setembro
17h15 – Início da Procissão – padres Charles e Zenildo
Percurso – avenida 7 de Setembro – Joaquim Nabuco – passagem lentamente com o Santíssimo para bênção aos doentes em frente ao Hospital Beneficente Portuguesa– 10 de Julho – Eduardo Ribeiro – até o palco
18h15 – Adoração e benção do Santíssimo Sacramento no palco – Padre Orlando/Pias Discípulas.
Amazônia sem Fronteiras/ Texto – Tiago Souza / Manauscult