Situada a 65 quilômetros de Nuremberg, Rothenburg é considerada por muitos como a mais charmosa de todas as cidades da Rota Romântica. A cidade tem o dom de transportar o imaginário dos turistas a um autêntico mundo de conto de fadas, com direito a fortalezas, palácios, museus e ruelas da Idade Média.
Rothenburg ob der Tauber é como se chama em alemão esta cidade de conto de fadas, que significa fortaleza vermelha acima do Tauber – rio que passa na região. Com menos de 11.000 habitantes, a cidade é toda cercada por uma conservada muralha medieval, que durante esta época servia de proteção para o local.
O Portal Amazônia sem Fronteiras sugere o início do passeio pelo mais famoso cartão postal da cidade: a Plönlein, uma espécie de praça triangular de onde é possível ver a torre Siebersturm (de 1385) à esquerda, a casa amarela no meio e o portão Kobolzeller Tor à direita.
Comece o passeio pelo mais famoso cartão postal da cidade: a Plönlein, uma espécie de praça triangular de onde é possível ver a torre Siebersturm (de 1385) à esquerda, a casa amarela no meio e o portão Kobolzeller Tor à direita. É da Marktplatz que saem os tours guiados pela cidade (8 euros em 2013), uma boa maneira de entender um pouco mais sobre a história de Rothenburg.
Outros pontos interessantes da cidade são o Museu do Crime e Punição Medievais (Medieval Crime and Punishment Museum), a Igreja de St Jabob e as várias outras da cidade, bem como os portões e torres das muralhas medievais que ainda cercam grande parte do perímetro de Rothenburg.
Festivais é o que não falta na cidade alemã, como o Festival do Vinho (Weindorf), Taubertal Open Air Festival, Imperial City Festival e o tradicional Mercado de Natal, quando Rothenburg fica com ares mais especiais coberta de aromas e símbolos típicos dessa celebração anual.
Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)