Alemanha aponta para envenenamento de Navalny e pressiona Rússia

    Foto: Divulgação
    - PUBLICIDADE -

    A Alemanha concluiu, nesta segunda-feira (24), que o líder da oposição russa Alexei Navalny foi envenenado e pediu que a Rússia leve os responsáveis à justiça, em um momento em que o caso se inclina cada vez mais rumo a um litígio diplomático entre Berlim e Moscou.

    Apesar da negação das autoridades russas, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que os resultados dos testes realizados por especialistas e anunciados mais cedo “apontam para um envenenamento”.

    “As autoridades na Rússia são chamadas urgentemente para resolver este caso até o mínimo detalhe e com toda a transparência”, pediu em comunicado com seu ministro das Relações Exteriores, Heiko Maas.

    Ambos pediram que os responsáveis “sejam levados à justiça” para responder por seus atos.

    A tomada de posição alemã acontece pouco depois do Hospital la Charité, de Berlim, onde Navalny foi admitido no sábado, declarar que havia encontrado “sinais de envenenamento” no organismo do opositor do Kremlin.

    O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, pediu a Moscou a realização de uma “investigação independente e transparente”.

    “A UE condena com firmeza o que parece ser um ataque à vida de Navalny, declarou. “O povo russo e a comunidade internacional pedem que se esclareçam os fatos. Os responsáveis precisam prestar contas”, completou.

    Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

     

    - PUBLICIDADE -