Amazonas chega a 46.473 casos do novo coronavírus

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta última quinta-feira (4) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o estado chegou a 46.473 casos confirmados do novo coronavírus. O boletim informou também sobre o registro de 2.158 no total de mortes da doença.

 Dos casos conformados pela FVS-AM, 19.962 são da capital do estado. Além de Manaus, 59 municípios têm casos confirmados, com Manacapuru em destaque com 2.591 pessoas contaminadas pelo vírus. Envira e Ipixuna são as únicas cidades sem casos confirmados de Covid-19.

Óbitos em Manaus

Manaus tem o registro de 1.417 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. Em todo o estado, outros 338 óbitos estão em investigações epidemiológica, podendo aumentar o número de pessoas mortas pela doença.

Considerando a necessidade de qualificar a vigilância dos óbitos em razão do aumento expressivo gerado pela pandemia de Covid-19 no Amazonas, a FVS-AM instituiu um Comitê Interno de Investigação de óbitos da Fundação. Segundo estudo de pesquisadores, o pico de novos casos de Covid-19 pode voltar em todo o estado devido o relaxamento do isolamento.

Relaxamento

Segundo um levantamento realizado pela equipe de reportagem do Portal Amazônia sem Fronteiras, um grupo de cientistas de universidades de São Paulo projeta que os números de infectados e mortos pelo novo coronavírus podem crescer até 150%, em poucos dias, nos municípios que relaxaram medidas de distanciamento social.

Os cálculos são baseados em estatísticas oficiais e nas taxas de aumento de casos registradas em cidades que afrouxaram regras restritivas de circulação durante a pandemia.

 Resultados de testes com vacina

 O grupo farmacêutico britânico AstraZeneca afirmou nesta sexta-feira (5) que os resultados sobre a eficácia da vacina contra o novo coronavírus em que está trabalhando com a Universidade de Oxford devem sair em setembro. A fórmula candidata contra o Covid-19 será testada no Brasil e envolverá dois mil voluntários.

 Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)

- PUBLICIDADE -