Amazonas deve ser primeiro estado do país a vacinar toda a população, diz ministro Pazuello

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse na última segunda-feira (15) que o Amazonas deve ser o primeiro estado brasileiro a ter vacinação plena contra a Covid-19. A declaração foi dada durante uma reunião com os 13 prefeitos da Região Metropolitana de Manaus, que abordou a aceleração do Plano Nacional de Imunização. A partir da próxima segunda (22), eles começarão a vacinar o público-alvo a partir de 50 anos de idade.

O encontro foi realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde funciona o comitê de crise instalado pelo Ministério da Saúde em Manaus.

De acordo com Pazuello, essa aceleração do Plano Nacional de Imunização será possível porque até o dia 22 deste mês o Ministério da Saúde já terá recebido dois lotes de vacinas dos laboratórios Butantan (que produz a CoronaVac/Sinovac) e a Fundação Osvaldo Cruz (produtora da AstraZeneca/Oxford).

Outros dois lotes de imunizantes têm entrega prevista para o início de março. O Ministério vai destinar os 5% do Fundo de Imunização para o Amazonas, além das vacinas que são encaminhadas aos estados por partilha proporcional.

A meta é vacinar, num período de 10 dias, todas as pessoas desse grupo, nos 13 municípios. Dados divulgados pela Prefeitura de Manaus informam que somente na capital do Amazonas deverão ser vacinadas 267 mil pessoas. “Os prefeitos são donos da vacinação e esse protagonismo não pode ser tirado deles. Mas, para fazer a aceleração, vamos envolver todos os meios possíveis do estado e do Governo Federal, com todo o apoio necessário”, disse Pazuello.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -