O governador cassado José Melo reapareceu em público nesta última terça-feira (16), quando participou de uma audiência na Justiça Federal, no bairro do Aleixo, em Manaus. Além dele, também estiveram no local a ex-primeira-dama, Edilene Oliveira, o ex-secretário de Administração e irmão do ex-governador, Evandro Melo, e o ex-secretário de Fazenda Afonso Lobo.
O CASO
Em 4 de maio de 2017, o Tribunal Superior Eleitoral cassou José Melo por 5 a 2. No dia 21 de dezembro daquele ano, o ex-governador foi preso pela polícia federal por compras de votos nas eleições de 2014.
A prisão dele fez parte da operação Estado de Emergência, terceira fase da operação Maus Caminhos, que investigou desvios de agentes públicos no Amazonas. Com a cassação, o então presidente da Assembleia Legislativa, o ex-deputado David Almeida, assumiu interinamente o comando do estado.
JOSÉ MELO DE OLIVEIRA
José Melo de Oliveira é economista e ex-governador do Amazonas. Formado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas em 1967, Melo elegeu-se deputado federal em 1994, tendo sido reeleito em 1998.
No ano de 2002, ele foi eleito deputado estadual. Em 2010, José Melo elegeu-se vice-governador do estado do Amazonas, na chapa encabeçada por Omar Aziz. Assumiu o cargo de governador, quando Aziz foi disputar o Senado nas eleições de 2014. Na ocasião, ele foi reeleito, vencendo no segundo turno.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras