Murad, Amin e Mansur, irmãos do senador amazonense Omar Aziz (PSD), presos na última sexta-feira (19), em Manaus, recebiam vantagem ilícitas em esquema de desvio de dinheiro público. Entre as vantagens estão o pagamento de alto valor a Mansur Aziz e a concessão de contratos superfaturado para Amin Aziz.
O esquema do desvio do dinheiro público era comandado pelo médico Mouhamad Moustafá, preso na operação “Maus Caminhos”, referente ao Instituto Novos Caminhos. A Polícia Federal afirmou que há indicativos de possível pagamento de dinheiro por Mouhamad a Amin.
As investigações concluíram que Murad Aziz recebia mesada de R$ 154 mil e chegou a ganhar um carro de luxo.
DEPOIMENTO DE OMAR AZIZ
O senador Omar Aziz irá prestar depoimento à Polícia Federal nesta próxima terça-feira (23), na sede da superintendência. Até o fechamento desta reportagem, o horário em que o parlamentar irá prestar o depoimento ainda não estava confirmado.
Por ocupar o cargo de senador da República, Omar não pode ser preso, exceto em flagrante delito inafiançável. O MPF pediu aplicação de medidas cautelares.
Omar Aziz é suspeito de ser criados do esquema criminoso que desviou milhões de saúde pública do Amazonas. O líder da bancada federal do Amazonas foi um dos alvos de mandados de busca e apreensão da Operação Vertex.