Aplicativo levará Provinha Brasil digital para comunidades do interior do Amazonas

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Os professores que atuam nas comunidades ribeirinhas do Amazonas contarão, a partir de 2018, com o suporte do software EDK (Educar), para ter acesso mais rápido ao diagnóstico de alfabetização dos estudantes. O aplicativo foi desenvolvido no Polo Industrial de Manaus (PIM), pelo Sidia -Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para a Amazônia, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a multinacional Samsung.

O programa para tablets e celulares ajudará na aplicação da Provinha Brasil, avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC), que busca analisar o nível de aprendizagem dos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental. Composta por testes de Língua Portuguesa e Matemática, os resultados permitem aos professores e gestores obterem informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de alfabetização e habilidades iniciais em Matemática.

A Provinha Brasil utilizando o EDK foi aplicada pela primeira vez em dez escolas de Itapiranga, entre 4 e 7 de dezembro, envolvendo 102 alunos. O formato eletrônico do teste permitiu aos professores o acesso ao resultado da avaliação dos alunos no mesmo dia, o que pode garantir tempo hábil para desenvolver trabalhos específicos com grupos de alunos.


Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -