De volta ao calendário oficial de eventos, o Carnaboi será realizado na próxima segunda-feira (24), também de volta ao Sambódromo, com início às 18h e entrada gratuita. Em sua 20ª edição, a festa terá 10 horas de programação com 35 artistas que vão se revezar num palco em formato 360º, que permite uma interação maior dos artistas com o público.
“A partir do Carnaboi, a gente lança toda a programação prevista para o Festival Folclórico de Parintins, que acontece em junho de 2020”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
Outra novidade desta edição é o aplicativo ‘Bumbômetro’, desenvolvido por discentes do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), para medir a animação dos brincantes e acirrar a rivalidade entre as torcidas de Caprichoso e Garantido.
“As pessoas vão poder baixar, desde agora, o aplicativo ‘Bumbômetro’. O aplicativo vai poder captar quem está mais animado. Em determinado momento, nós vamos ver qual é a torcida que está mais agitada, se vai ser a do Garantido, ou do Caprichoso”, disse Apolo Muniz.
Um dos pontos altos da noite será a homenagem a Arlindo Jr., ícone do boi-bumbá, falecido em dezembro de 2019. “O Arlindo foi a minha maior inspiração, ele é o nosso lema, é um amigo que sempre vai ficar na memória. Ele conseguiu desbravar esse ritmo para todo o Brasil e fez com que nós tivéssemos esse som mais pop, uma toada diferenciada. Arlindo sempre foi muito aguerrido, sempre foi um homem à frente do seu tempo nessa condição do nosso ritmo amazônico”, comenta o cantor Fabiano Neves.
“O Arlindo era chamado de ‘Pop da Selva’ porque rompeu barreiras. Realmente era um ícone, foi quem começou todo esse movimento aqui em Manaus, que trouxe o ritmo do ‘dois pra lá e dois pra cá’ para a cidade de Manaus. Eu acredito que a gente tem que lembrar do Arlindo com aquela alegria de sempre, cantando, sorrindo, colocando a galera para dançar, então vai ser uma homenagem bonita”, completa Fábio Casagrande.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras