As belezas naturais do litoral do Piauí

Espremido entre os estados do Ceará e Maranhão, Piauí tem o menor litoral do Brasil, com apenas 66 km de extensão. Apesar de pequeno, suas praias são paradisíacas (muitas ainda selvagens), com água cristalina e temperatura super agradável.  O litoral é muito procurado pelos praticamente de kitesurf, pois é considerado um dos melhores lugares para a prática do esporte, devido às boas condições de vento.

Sabe aquele destino praia e sol? O Piauí é assim! Com temperaturas anuais que variam de 25°C a 32°C, o calor é garantido o ano todo.

Um ponto forte do Piauí são os preços acessíveis. Por ser um lugar (ainda) pouco explorado é possível viajar gastando muito pouco. Em lugares como Barra Grande, por exemplo, é possível encontrar excelente estrutura turística com bons restaurantes e hospedagens das mais econômica até resorts.

Das principais praias do Piauí, o Portal Amazônia sem Fronteiras destaca Cajueiro da Praia, Barra Grande e algumas praias do município de Luís Corria.

Cajueiro da Praia

Cajueiro da Praia está localizado na divisa com o sul do litoral do Ceará. O nome do município é uma referência a um pé de caju, que por incrível que pareça, dizem ser maior que o famoso cajueiro da Praia de Pirangi, no Rio Grande do Norte, com 8.500 m². Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Cajueiro Rei do Piauí tem 8.810 m². Será que o título é do Piauí?

Além do cajueiro, essa região é muito conhecida pela diversidade da fauna e flora. Em Cajueiro da Praia encontra-se a sede do Projeto Peixe-Boi, criado em 1994 pelo Instituto Chico Mendes (ICMbio). Ameaçados de extinção, o peixe-boi tem uma extensa área de preservação, onde é possível fazer passeios para avistá-los. Mas atenção: os animais estão livres em seu habitat natural, conseguir vê-los é questão de sorte. Os passeios são feitos com embarcações tradicionais, movidos por motores de rabetas. Ao se aproximarem dos lugares de alimentação, com abundância do Capim-agulha, o motor é desligado para não espantar o animal e esperar que apareça na superfície para respirar, se estiverem por lá.

Barra Grande

Barra Grande lembra muito a sua xará na Bahia. Com ruas de areia e arquitetura rústica, é um lugar que vem crescendo com a chegada de moradores de outros estados e estrangeiros, que se encantam pelo local e resolvem ficar. Nos últimos anos as mudanças foram visíveis: pousadas e restaurantes estabeleceram na vila, dando uma nova cara para o lugar. Com uma pegada mais ecológica, grande parte dos estabelecimentos não são feitos de alvenaria. É muito comum ver cercas feitos com madeiras de Sabiá e estruturas com Carnaúba, árvores nativas da região.  Rústica e sofisticada, assim é Barra Grande.

Muitos comparam Barra Grande com o que era Jericoacoara há uns 10 anos atrás. E com receio de se tornar a badala Jeri, muitos moradores compartilharam da preocupação em manter o lugar preservado.

A praia de Barra Grande tem água morna e durante a maré baixa formam piscinas naturais, onde é possível caminhar cerca de 2 km mar a dentro.

Praia de Atalaia (ou Praia da Armação)

Na orla da praia tem um calçadão à beira-mar com pontos de acessibilidade e restaurantes próximos.

Praia de Macapá

Essa praia é mais afastada do centro urbano, sendo uma ótima opção para quem quer a tranquilidade de lugares menos movimentados. Devido o avanço do mar, na maré alta a faixa de areia fica bem reduzida, limitando o espaço para ficar na areia.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -