Atrações imperdíveis em Edimburgo, na Escócia

O Portal Amazônia sem Fronteiras traz nesta reportagem do jornalista Willian D’Ângelo, um roteiro para quem quer se encantar com a cidade de Edimburgo, capital da Escócia. A bela e calma cidade encanta com seu casario cinza envolto por fantásticos rochedos e alamedas arborizadas.

Edimburgo é uma cidade com muita vida, além de ter um povo simpático e prestativo. É também cheia de turistas, mas onde o turismo ainda não influenciou negativamente na dinâmica da cidade. E assim sendo, este é um ponto bem positivo.

Definitivamente, ela é uma cidade pequena para os padrões dos brasileiros e facilmente pode-se fazer Edimburgo em 1 dia.

 A cidade de Edimburgo pode ser basicamente dividida entre a Old Town (cidade antiga) e a New Town (cidade nova). Devido ao fato de elas serem vizinhas pode-se facilmente ir de uma para a outra, inclusive a pé. Nestas duas regiões estão a maioria das grandes atrações de Edimburgo.

A medieval Edimburgo apresenta atrações magníficas para todos os tipos de visitantes. São castelos superimportantes para a história do Reino Unido e museus inovadores. A cidade abriga um dos mais importantes festivais culturais da Europa, em outubro, quando suas ruas viram palco das mais diferentes apresentações artísticas e musicais.

O Portal Amazônia sem Fronteiras relacionou alguns dos pontos turísticos de Edimburgo.

 1 – CASTELO DE EDIMBURGO

Pouca coisa na cidade chama mais atenção do olhar do que a visão do belo Castelo de Edimburgo. Em virtude de estar no alto de uma montanha rochosa e ainda bem no meio da cidade. É realmente uma paisagem impressiva.

O castelo fica a 120 metros de altura do nível do mar e além do que guarda mais de 1400 anos de história. Já que foi aqui que Edimburgo nasceu. Assim sendo, visitar o castelo é atravessar toda a história do país e da cidade. Apesar de que a estrutura que se vê hoje no alto da rocha já sofreu muitas transformações e reconstruções ao longo dos séculos, ele ainda está em grande forma. Visto que este foi um dos castelos preferidos dos reis da Escócia até a união com a coroa inglesa, em 1603.

2 – ROYAL MILE

Esta é sem dúvida a rua mais turística da cidade e daquelas que tem de estra na sua lista do que fazer em Edimburgo! Na realidade, ela é uma sucessão de ruas que descem do Castelo de Edimburgo em linha reta até o Palácio de Holyroodhouse. E estas são duas maiores atrações de Edimburgo, por assim dizer. Devido ao fato de ligar um Castelo e um Palácio Real que ganhou o nome de Milha Real.

 Desde os primórdios, esta foi a rua mais importante da cidade. Certamente a Royal Mile ainda mantém seu status, sendo um dos maiores chamarizes da Edimburgo. Sempre cheia de turistas e moradores, é ao longo desta via que se tem ideia como tem sido a vida na cidade. Quer seja conhecendo a história de seus inúmeros museus, quer seja passeando nas suas inúmeras lojas, igrejas, restaurantes e atrações.

3 – PALÁCIO DE HOLYROODHOUSE

O Castelo de Edimburgo era o preferido da realeza escocesa, mas o Palácio de Holyroodhouse é o favorito da realeza inglesa há gerações. E esta é a casa da Rainha Elizabeth II quando ela está no país. Então para aqueles que tem curiosidade de saber como é uma das residências da Rainha, a visita é imperdível.

4 – GRASSMARKET

Esta é uma praça deliciosa e não muito distante da Royal Mile. Acima de tudo, é cheia de restaurantes e pubs, e de fato, cheia de vida. Certamente uma boa escolha para sentar e beber, vendo o movimento de turistas e moradores.

Apesar de a praça já ter sido local de execução pública, hoje nada mais lembra este seu passado nefasto. E definitivamente, deste passado tenebroso só restou o nome de alguns pubs por ali, que fazem referência ao fato. Uma boa opção para um passeio de fim de tarde com uma esticada para jantar.

5 – PRINCES STREET E ROSE STREET

A Princes Street é passagem obrigatória para quem segue para New Town. Ela é a rua mais comercial da cidade e portanto onde ficam inúmeras lojas e magazines (como a famosa Jenners – a Galerie Lafayette escocesa).

Todas as grandes lojas de rede têm uma filial nesta rua, sendo um paraíso para as compras. Esta é uma rua cheia de movimento e onde a gente pode sentir a cidade como ela é, com seus moradores e agitos diários, é aqui que se acha o que fazer em Edimburgo. Definitivamente, aqueles que amam olhar vitrines e ver novidades, devem circular por aqui. Além do que esta área ainda oferece lindas vistas para Old Town e o Castelo.

6 – SCOTT MONUMENT

Das atrações de Edimburgo, esta é daquelas que não tem como você não ver! Este vistoso monumento que fica na Princes Street é uma homenagem da cidade ao popular escritor escocês Sir Walter Scott.

7 – PRINCES STREET GARDENS

A rua Princes Street tem de um lado as lojas e magazines, e do outro, um belo parque, o Princes Street Gardens. Definitivamente passear por ali é uma delícia, já que o lugar é cheio de verde e árvores. Principalmente no verão, se torna ponto de encontro e diversão de muitos e um ótimo lugar para deixar as crianças correrem e se divertirem.

Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)

 

 

 

 

 

 

 

- PUBLICIDADE -