Bellagio no Lago de Como, um charme na Itália

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

A cidade de Bellagio é uma daquelas que parecem reunir o que a Itália tem de melhor: o charme das vilas com suas ruazinhas estreitas, as lojas de artesanato em pequenas portas e os restaurantes com aquela culinária de dar água na boca. Cheia de glamour, a cidade é sinônimo de bom gosto e elegância.

Nesta reportagem do jornalista Willian D’Ângelo, o Portal Amazônia sem Fronteiras explora uma das aldeias mais bonitas da Itália. O lago de Como é romântico e fascinante, são muitas as cidadezinhas características com vista para o Lario que situado nas montanhas, presenteia os turistas com vistas únicas e cheias de emoções.

O local é conhecido por ser um lugar bonito perto da natureza, onde, além do lago e da bela vegetação que cresce em torno pode-se apreciar a presença dos Alpes a distância, compondo a bela vista do lugar.  A região é linda e merece um passeio, todo o lago é circundado por montanhas altas, acima de 2.000m de altura e por serras baixas bastante arborizadas.

A área foi habitada nos tempos do Paleolítico, mais de 30.000 anos atrás, no século V aC, um pequeno povoado existia antes do que  Bellagio é hoje, e de acordo com o historiador romano Tito Lívio, em 520 aC uma tribo celta invadiu as terras ao redor do Lago Como, liderada por um Belloveso , de quem deriva o nome  Bellagio .

A cidade é a pérola do lago a partir do qual, em tempos de Bonaparte, o conde Francesco Melzi decidiu construir sua casa de verão, exemplo seguido por outros lombardos ricos, como famílias Serbelloni, Trotti e Trivulzio. Em 1959 Nelson Rockefeller viria a sua fundação, localizada na mansão Villa Serbelloni, que pode ser visitado com guias. Construído em 1852, Villa Serbelloni está à esquerda da Piazza Mazzini, o coração da “Borgo”, o histórico e praticamente pelo lago.

A velha aldeia é realmente cheia de fascínios, em primeiro lugar porque o panorama é abraçado pelo olhar de grande parte do lago de Como, e depois, pelos seus esplêndidos vilarejos, a exuberância profusa das árvores e flores, as escadarias pitorescas e as variedades de paisagens que podem atravessar panoramas inesquecíveis. É uma aldeia pequena que pode ser visitada em apenas um dia. O Borgo di Bellagio, se encontra na parte mais alta que divide o lago nos ramificações de Como e Lecco no centro. É por essa posição particular que vem a ser chamado de “A Pérola do Lago”.

 Bellagio é facilmente acessível de Milão e há várias maneiras de chegar a ela. É possível também alugar um carro e percorrer várias cidadezinhas em volta do Lago di Como. Nessa área central onde ficar Bellagio há outras cidadezinhas também como Mennagio, Tremezzo e Varenna.

Um tour recomendado pelo Portal Amazônia sem Fronteiras é o do parque que fica no hotel Villa Serbelloni. Ele só pode ser visitado no tour guiado, que acontece diariamente se houverem um mínimo de 6 pessoas e máximo de 30. O tour acontece as 11:00 e 15:30(ou 14:30 fora do verão) de 15 de março a 1 de novembro e dura aproximadamente 1:30. As saídas são do Promobellagio Office que fivs na torre medieval de St. Giacomo na parte superior da cidade e o ingresso custa 9 euros por pessoa.

A cidade tem várias igrejinhas, a de San Giacomo tem um interior interessante e uma torre que dá para ver do lago. Outras igrejas espalhadas em Bellagio são as de San Giovanni, Santa Maria di Lopio e San Giorgio. Vale a pena!

Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)

- PUBLICIDADE -