O Bosque da Ciência – INPA está encerrando as atividades de visitação pública por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (9). Poderá visitar o local somente grupos previamente agendados e confirmados pela coordenação do serviço de apoio às áreas de visitação.
O Bosque da Ciência é a área do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) que ficava aberto para a visitação dos peixes-bois, ariranhas, dos jacarés, ma maior folha já encontrada, etc.
De acordo com a coordenadora de Extensão do Inpa, a pesquisadora Rita Mesquita, o motivo é a necessidade de reformulação do funcionamento do Bosque da Ciência em função do reduzido quadro de servidores para fazer atendimento no espaço. Dedicado à educação, divulgação cientifica e ao lazer, o bosque recebeu no ano passado cerca de 100 mil visitantes, cerca de 70% de forma gratuita.
A entrada custa R$ 5, mas crianças, idosos e grupos escolares e sociais agendados não pagam. O valor arrecadado é depositado numa conta do governo Federal e não tem retornado para o bosque, que funciona de terça a domingo e às segundas-feiras é fechado para manutenção.
Ainda segundo a coordenadora, pequenos atos de vandalismo têm acontecido no espaço e a medida vem ainda para tentar resguardar a integridade do bosque até se tenha condições de funcionar com regularidade. Os 13 hectares do bosque, um fragmento florestal em plena área verde de Manaus, conta com apenas quatro servidores, mais os terceirizados da vigilância e da manutenção (limpeza).
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras