Mais 15 pacientes de Manaus com Covid-19 foram transferidos por avião na madrugada deste domingo (17/01) para tratamento em outros estados. Dessa vez, Brasília passou a integrar o time de cidades que está acolhendo os amazonenses. A Força Aérea Brasileira (FAB) tem feito o transporte aéreo dos pacientes, a expectativa é transferir mais de 200 doentes.
Na capital Federal, os pacientes amazonenses estão sendo tratados no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UNB). Foram realizadas transferências de doentes que estavam internadas nos Serviços de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, São Raimundo e Hospital Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio.
A especialista em Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Neylane Macedo, destacou o processo de segurança adotado para a viagem dos pacientes.
“O processo de embarque se dá dentro de um protocolo de segurança. Nós trabalhamos primeiro com a classificação desses pacientes pelo complexo regulador, dentro de uma estabilidade clínica, onde esse paciente é classificado pelo médico da unidade e atendido pelo médico regulador da unidade de destino. É um transporte realizado para que o paciente mantenha uma estabilidade desde o embarque até a recepção no hospital de origem”, explicou.
Na sexta e no sábado, pacientes de Manaus com a Covid-19 já tinham sido transferidos para Terezina e São Luiz.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras