Burj Khalifa: O maior prédio do mundo

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

O prédio mais alto do mundo foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010, após 6 anos de construção. A empresa Emaar Properties foi a responsável pelo investimento no projeto, e também está por trás de obras gigantescas construídas em Dubai. A ideia dos empresários da região é que a cidade ganhe o status de maior centro financeiro do mundo.

Cerca de 12 mil operários de vários países trabalharam na obra do prédio mais alto do mundo, que custou US$ 1,5 bilhões. O Burj Khalifa é feito de concreto e aço, e tem o exterior coberto por mais de 28 mil painéis de vidro.

O arranha-céu Burj Khalifa foi construído com formas deslizantes e é muito visitado para quem visita a cidade. Essa técnica de construção é indicada para obras que exigem execução mais ágil e têm grande dimensão vertical.

Mas, afinal, qual é a altura do Burj Khalifa? A obra tem 828 m, superando de longe o segundo maior prédio do mundo, o Shangai Tower, em Shangai (632 m). O prédio localizado em Dubai, tem mais que o dobro da altura do Empire State Building, quase o triplo do tamanho da Torre Eifel e 22 vezes o tamanho do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

O Burj Khalifa conta com apartamentos residenciais, andares corporativos e o luxuoso Hotel Armani. Esse é o primeiro investimento hoteleiro do famoso estilista Giorgio Armani. O hotel tem 160 quartos e 144 residências de luxo. Uma diária pode chegar a RS$ 11 mil!

Outro destaque do Burj Khalifa é o deque de observação “At The Top”, localizado no 124º andar. O mirante fica a impressionantes 442 metros de altura no prédio mais alto do mundo. Ele tornou-se uma das principais atrações turísticas da cidade ao oferecer uma vista de 360º de Dubai, incluindo o deserto e oceano.

Além de proporcionar uma vista inesquecível no prédio mais alto do mundo, o local também conta com um lounge para os visitantes do Burj Khalifa.

CURIOSIDADES

  • O primeiro nome da torre foi Burj Dubai, mas ela foi rebatizada de Burj Khalifa no dia da sua inauguração. A mudança foi uma homenagem ao presidente dos Emirados Árabes, Khalifa Nahyan.
  • Apesar de ser o maior prédio do mundo, o Burj Khalifa não foi o mais caro. A obra que ocupa o topo do ranking é o One World Trade Center, que custou US$3.9 bilhões.
  • Visto de cima, o Burj Khalifa lembra uma flor de lis.
  • Foi utilizado tanto aço no prédio mais alto do mundo que seria possível construir uma ponte que atravessa ¼ do planeta terra.
  • Seria necessário 4 meses para limpar todas as janelas do Burj Khalifa.
  • O Burj Khalifa tem algumas salas com um objetivo bem importante: abrigar as pessoas em caso de incêndios ou ataques terroristas.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -