A 450 metros de altura, incrustado sobre as rochas, está o Castelo dos Mouros, um dos mais importantes de Portugal. Situado em Sintra, cidade ao lado de Lisboa, o castelo marca a época da dominação árabe na península e foi construído durante o século IX.
O Castelo dos Mouros é uma das grandes relíquias de Portugal e já foi o castelo mais importante do país.
A cidade de Sintra parece saída de um conto de fadas. É famosa por seus lindos castelos e mansões e por ser um ótimo destino para se fazer um bate e volta partindo de Lisboa, numa maravilhosa viagem de trem. O grande destaque da cidade é, sem sombra de dúvidas, o Castelo dos Mouros, por toda a sua importância histórica. É uma visita indispensável a quem tem dias sobrando no roteiro em Lisboa.
Assim como o Castelo de São Jorge, em Lisboa, o Castelo dos Mouros, como o próprio nome diz, já esteve sob domínio muçulmano. A Península Ibérica foi ocupada por povos árabes a partir do século VIII e o período teve um importante papel na formação de nossa cultura atual.
Em Sintra viram o grande potencial da região no papel de defender Lisboa, pois a região fica no alto da serra, com vistas privilegiadas do Rio Tejo, que se desdobram até o Oceano Atlântico. Com tal localização, ótima para barrar a entrada de invasores na atual capital portuguesa, ali foi construída uma fortaleza que se desdobra acima da cidade de uma forma muito poética.
Durante as cruzadas o castelo passou para as mãos dos cristãos e da Coroa portuguesa, que realizou algumas reformas e ampliações. Sofreu um grande incêndio em 1636 e durante o terremoto de 1755 foi bastante danificado, ficando abandonado por um tempo.
No século XIX o antigo Castelo dos Mouros foi amplamente restaurado e aberto ao público. Hoje é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras