De terça até o próximo dia 24, o Ponto de Cultura Conexão Afro-Amazonas vai realizar a “Sawabona – Mostra Afro Amazonas”, que vai reunir exposição fotográfica, ofina, roda de conversa, palestras e festa com o intuito de desmistificar as religiões de matriz africana ou afro-brasileira. As atividades acontecerão no Centro Cultural Usina Chaminé, de 17h até 21h, com entrada gratuita.
O evento foi uma das propostas contempladas no “Espaço Aberto”, programa realizado pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, que permite a ocupação dos equipamentos culturais da secretaria por diversas linguagens artísticas culturais.
A “Sawabona – Mostra Afro-Amazonas” integra as celebrações pelo Dia da Consciência Negra, comemorado ontem (20). Para esta terça-feira, acontecerá a palestra “Religiosidade contemporânea: preconceito, religião e ritual dos orixás”, proferida pelo babalorixá Gilmar de Iemanjá.
A oficina de tambor “TamborErê”,realizada pelo mestre Marinho Saúva, é a atividade programada para quinta-feira (23), de 16h até 18h. Será aberta a toda comunidade.
No último dia (24, sexta-feira), a programação terá o debate “Afro amazonenses: desconstrução de uma presença negada”, comandado pelo pesquisador Juarez Silva, fundador do Afro Amazonas, e pelo doutor em ciências sociais, Ademir Ramos, a partir das 19h.
Reportagem: Redação Amazônia Sem Fronteiras







