Oito cidades do Texas, nos Estados Unidos, emitiram alertas para seus moradores não utilizarem a água local, por conta de uma ameba devoradora de cérebro encontrada no abastecimento de água no sudeste do Estado.
O nome científico da ameba é Naegleria fowleri. As investigações começaram após a hospitalização de um menino de 6 anos na cidade de Lake Jackson, que teria sido infectado pela ameba. “Em 8 de setembro de 2020, a cidade de Lake Jackson foi contatada pelo Departamento de Saúde do Condado de Brazoria sobre um menino de 6 anos que foi hospitalizado devido a uma rara e freqüentemente fatal ameba que se alimentava do cérebro, Naegleria Fowleri”, disse um comunicado oficial.
As águas das cidades do Texas estão sendo testadas após o incidente e, até o momento, oito cidades têm as águas contaminadas: Lake Jackson, Freeport, Angleton, Brazoria, Richwood, Oyster Creek, Clute e Rosenberg.
O comunicado oficial divulgado neste sábado destaca ainda que, apesar de infecções por Naegleria fowleri serem raras, elas costumam ser fatais. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA informou que 145 pessoas foram infectadas de 1962 a 2018 – e, destas, apenas 4 sobreviveram.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras