Conheça Blumenau, um pedaço da Alemanha no Brasil

Localizada em uma região chamada de Vale do Itajaí, Blumenau é a 3ª cidade mais populosa do estado. Apesar disso, o local pode ser considerado um misto de cidade grande e interior. Confira uma excursão para Blumenau saindo de Florianópolis.

A colonização europeia é bem forte, principalmente a Alemã, que pode ser observada e sentida por meio da arquitetura, com suas construções tipicamente germânicas — ao estilo enxaimel (vistas até na parte central da cidade) — e a gastronomia, nos restaurantes tradicionais. Como nem tudo é perfeito, existe uma coisa sim que incomoda bastante os blumenauenses: o trânsito. Inclusive, o tráfego é digno de ser comparado a grandes cidades, como São Paulo.

Blumenau é considerada a capital nacional da cerveja e local da segunda maior Oktoberfest do mundo, é uma cidade que sabe dar boas festas, mas também tem muitas paisagens lindas em meio à natureza.

Ela pode ser considerada um polo tecnológico, pois abriga muitas grandes empresas do setor, e é bastante reconhecida por oferecer em seu comércio uma grande variedade de cristais e produtos têxteis. Para quem busca mais qualidade de vida, Blumenau é considerada um centro de imigração muito grande para populações das mais variadas partes do Brasil que procuram o Sul para recomeçar. Veja os principais eventos de Blumenau:

Festival da Cerveja

Realizado no mês de março, também no Parque Vila Germânica, o evento reúne diversos produtores de cerveja, nacionais e internacionais. São 3 dias em que apaixonados por cerveja podem aprender mais nas palestras realizadas durante o evento, desfrutar de boa música, boa comida e, claro, muita cerveja! São mais de 800 rótulos disponíveis, de mais de 130 cervejarias.

Sommerfest

A Oktoberfest de verão. Realizada em janeiro, conta com vários eventos turísticos na cidade e a mesma fartura de comidas e bebidas típicas alemãs, no Parque Vila Germânica. A única diferença é o tamanho do evento, que geralmente é reduzido e acontece em metade do espaço no qual que ocorre a Oktoberfest tradicional.

Stammtisch

Uma reunião entre amigos. Assim pode ser descrita a maior festa de rua da cidade, o evento conhecido carinhosamente pelos blumenauenses como “Stam”. Todo o mês de abril, de manhã até à tarde, a principal rua do centro da cidade (XV de novembro) fica fechada para reunião de diversos grupos.

Clubes de lazer da cidade, bairros, casas noturnas, motoclubes, todos têm suas tendas e nelas passam o dia com muita comida típica e, claro, muita cerveja. Para participar, é só comprar o ingresso dos grupos que são abertos. Eles geralmente contemplam uma espécie de abadá, com caneca e camiseta, e dão direito a open beer e open food.

Oktoberfest

A segunda maior Oktoberfest do mundo, atrás somente da original, na Alemanha. Esse é um evento que para a cidade, literalmente. A maior parte da estrutura da festa está localizada no Parque Vila Germânica, mas, durante cerca de 20 dias do mês de outubro, as ruas da cidade também ficam fechadas para os desfiles, que acontecem praticamente todos os dias.

É possível ver várias pessoas vestidas de Fritz e Frida (alemães tradicionais) e desfrutar da cerveja (sem álcool) que é distribuída de graça pelo centro da cidade durante todos os dias da festa. Confira o post sobre dicas da Orktoberfest em Blumenau.

FestItália

Julho é mês de comida italiana na cidade. São 10 dias de muitas massas, queijos e vinhos. Essa festa é uma celebração realizada pelos imigrantes italianos da região há mais de 25 anos. O evento é realizado em um dos pavilhões do Parque Vila Germânica e conta também com boa música e forte demonstração da cultura italiana na região.

Agora que você já pode preparar seu calendário de festas para o ano todo em Blumenau, vamos ao locais de uma das melhores cidades turísticas de Santa Catarina:

 Vila Itoupava

A Vila Itoupava é a região mais alemã de Blumenau. Quem se interessar pela cultura em suas raízes não pode deixar de conhecer. O distrito fica a 25 km de Blumenau e seus moradores são em maioria descendentes de alemães que preservam origens, costumes e cultura do país.

Inclusive, é muito comum ouvir pessoas falando alemão por aqui. As casas da Vila têm o estilo enxaimel de construção e é possível também ver os postes nas ruas pintados com as cores da bandeira alemã. O que não faltam por ali são restaurantes e padarias com culinária típica. Não deixe de conhecer!

Museu da cerveja

O Museu da Cerveja é passeio obrigatório para os fãs da bebida. Blumenau, que é a capital nacional da cerveja, tem, além de muitas cervejarias, um museu que reúne antigos equipamentos utilizados na fabricação, fotos e documentos que registram a história da cerveja em Blumenau.

 

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

 

- PUBLICIDADE -