O município de São Gabriel da Cachoeira (AM) fica a 850 quilômetros de Manaus, fazendo fronteira com a Colômbia e a Venezuela. A cidade é emoldurada por belezas naturais como a floresta e suas imponentes serras e as corredeiras do Rio Negro, além de lindas praias fluviais e cachoeiras.
São Gabriel da Cachoeira é o principal acesso para o pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil, a 3.014 metros de altitude. O local destaca-se ainda por abrigar 23 etnias indígenas, onde cerca de 90% da população é composta por índios e descendentes.
A paisagem de São Gabriel é enfeitada também pela serra da Bela Adormecida, um conjunto de montanhas que desenha o perfil da princesa do conto de fadas. O melhor local para apreciá-la é do alto do Morro da Fortaleza, um forte construído em 1763. Já o morro da Boa Esperança é famoso pelos painéis de azulejo encravados nas rochas, que relatam a via-crúcis. Eles são observados ao longo da subida que leva às capelas de Nossa Senhora Auxiliadora e do Cristo Crucificado.
A Praia Grande é um dos lugares mais procurados para quem quer se refrescar. Formada pelas águas do Rio Negro, é temporária e só aparece entre setembro e janeiro – época de seca. A praia tem uma faixa de 500 metros de areias brancas e as águas são geladas por conta dos riachos que descem do pico da Neblina. Apesar da aparência tranquila do rio é bom ficar atento – a correnteza é bem forte.
A Reserva Biológica Estadual Morro dos Seis Lagos, um outro belo local do município, tem espelhos d’água de diferentes cores, fenômeno que se dá devido aos diversos tipos de minérios concentrados na região.
O peixe é a base da culinária local que pode ser desvendada no Mercado Municipal, outro ponto interessante para o turista.
Você sabia?
Que o município de São Gabriel da Cachoeira também é conhecido como “Cabeça do Cachorro”, por seu território ter forma semelhante à da cabeça desse animal? E que a cidade possui cerca de 5,5 bilhões de toneladas de nióbio em sua região, sendo a maior reserva deste minério em todo o mundo?
Como chegar em São Gabriel da Cachoeira?
Avião: cerca de duas horas, partindo de Manaus
Barco: pelo Rio Negro, entre três e quatro dias de viagem
Lancha expressa ou Expresso: são lanchas cobertas e transportam até 100 pessoas. A viagem de expresso dura entre 24h e 26h.
Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)