Contêineres frigoríficos voltam a ser instalados nos hospitais de Manaus

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Contêineres frigoríficos para receber corpos de vítimas de Covid-19 começaram a ser instalados em alguns pronto-socorros de Manaus pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Na manhã desta última quinta-feira, dia 31, o primeiro contêiner foi instalado no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto. Também está prevista a instalação nos HPSs João Lúcio e Platão Araújo.

A instalação da estrutura temporária está prevista na quarta fase do Plano de Contingência para o Recrudescimento da Covid-19 e está relacionada à tendência de aumento do número de óbitos, explicou a SES. As câmaras mortuárias visam atender às necessidades dos hospitais, em relação à segurança biológica no manejo pós-óbito, para além da pandemia.

“Os órgãos de vigilância em saúde recomendam a segregação de corpos de pessoas que faleceram por Covid-19 das demais causas. Com isso, toda a parte de preparo, guarda e liberação de corpos está sendo revista para reestruturar o fluxo desse serviço de forma permanente e ordenada. Mas enquanto não fica pronto, vamos utilizar o container”, disse o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo.

200 MIL CASOS NO AM

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 272, divulgado nesta quinta-feira (31) informa o diagnóstico de 1.443 novos casos de Covid-19, totalizando 201.013 casos da doença no estado.

De acordo com o boletim, foram confirmados 27 óbitos por Covid-19, sendo nove ocorridos na quarta-feira (30), todos de Manaus, e 18 encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 5.285 o total de mortes.

Dos 201.013 casos confirmados no Amazonas até esta quinta-feira (31/12), 82.218 são de Manaus (40,90%) e 118.795 do interior do estado (59,10%).

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -