O município de São Paulo de Olivença, distante 1.235 Km de Manaus, anunciou a suspensão das aulas presenciais de mais de 8 mil alunos rede municipal de ensino até o final do ano. Segundo informações municipais, a medida visa proteger os estudantes e as comunidades indígenas, predominantes na região, do contágio do Covid-19.
O Governo do Amazonas ainda não tem previsão de retorno das aulas na rede pública do Estado no interior, e o ano letivo deve seguir até o começo de 2021. Em todo o Amazonas, a Covid-19 já infectou mais de 106 mil pessoas, com mais de 3,3 mil mortes.
Apenas em São Paulo de Olivença, até domingo (9), segundo a Fundação de Vigilância e Saúde (FVS), já são mais de 1,1 mil contaminados e mais de 20 mortes em decorrência da doença. Com as suspensas desde março, a Secretaria Municipal de Ensino criou o projeto ‘Aulas Remotas em Tempos de Pandemia’, que transferiu as atividades educacionais para as casas dos alunos.
Desde o início de julho os professores, tanto da sede quanto da zona rural do município, têm recebido qualificação para fazer as adaptações, segundo a secretaria.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras