Covid-19: escolas da Alemanha retomam atividades

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

As escolas e creches retomaram as atividades nesta segunda-feira na Alemanha, após o fechamento por dois meses em grande parte do país, apesar dos temores de uma terceira onda epidêmica causada pela propagação da variante britânica.

As crianças retornaram às aulas nesta segunda-feira em 10 dos 16 estados do país. Os centros de ensino já haviam retomado as atividades nos estados da Baixa Saxônia e da Saxônia.

“É bom que muitas escolas da Alemanha estejam retomando gradualmente o ensino presencial”, disse Anja Karliczek, ministra da Educação, à agência DPA.

A chanceler, Angela Merkel, admitiu nesta segunda que o desejo da Alemanha em aliviar as medidas restritivas é enorme.

Os cursos presenciais, interrompidos desde meados de dezembro, serão retomados, mas em drásticas medidas sanitárias, alternando aulas em grupos pela metade ou fixos, mas sem encontro entre alunos.

O governo planeja acelerar a vacinação dos professores. O anúncio sobre esse assunto poderia ser feito ainda hoje após uma reunião entre os ministros regionais da saúde e o governo de Merkel.

O milhão de professores passaria então para “alta prioridade” de vacinação, apesar da comissão alemã de imunização, que busca se concentrar em pacientes mais vulneráveis.

Esperam-se também testes e autotestes gratuitos por um euro, uma promessa do ministro da Saúde, Jens Spahn, que tanto a oposição quanto as associações de médicos ou farmacêuticos consideram difícil de cumprir.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

 

- PUBLICIDADE -