Covid-19: O que se sabe sobre a nova variante de coronavírus encontrada em Manaus

Uma nova variante do coronavírus foi detectada na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. Cientistas de dez instituições, entre elas o Imperial College London e a Universidade de Oxford, ambas na Inglaterra, e o Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, publicaram um artigo descrevendo casos dessa nova variante, que recebeu o nome de P.1.

É esperado que, durante uma pandemia, o vírus sofra mutações conforme é transmitido de pessoa para pessoa.

O monitoramento dessas alterações no código genético ajuda a acompanhar os casos preocupantes e eventualmente tomar medidas que bloqueiem a cadeia de transmissão.

O que chama a atenção no caso desta variante manauara é que as mudanças ocorreram nos genes que codificam a espícula, a estrutura que fica na superfície do vírus e permite que ele invada as células do nosso corpo.

Isso pode deixar o coronavírus ainda mais infeccioso.

COMO FOI FEITO O ESTUDO

A pesquisa foi publicada no site Virological.Org, um fórum de discussão que reúne as últimas informações sobre evolução viral e epidemiologia.

Os cientistas analisaram o material genético de 31 amostras de pacientes com covid-19 na cidade de Manaus. Esse material foi colhido entre os dias 15 e 23 de dezembro.

Desses, 13 indivíduos (ou 42% do total) apresentavam justamente essa nova linhagem.

Alguns dias antes, o Japão havia anunciado a detecção de uma nova cepa de coronavírus em pessoas que viajaram do Brasil para lá.

Tudo indica que essa mutação encontrada no país asiático seja a mesma, que se originou na capital do Amazonas.

A nova variante, inclusive, pode fazer com que países de várias partes do globo bloqueiem voos vindos do Brasil.

No Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson já admitiu essa possibilidade.

“Nós vamos lançar medidas extras para checar a saúde de pessoas vindas do Brasil e até impedir que pessoas venham do Brasil”, admitiu Johnson.

Um anúncio oficial a respeito deste assunto é esperado por lá para os próximos dias.

GOVERNADOR EMBARCA PARA SÃO PAULO

O governador do Amazonas Wilson Lima embarcou na tarde deste domingo para Guarulhos (SP), onde receberá os lotes da vacina contra a Covid-19 destinados ao estado. A entrega será no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -