De março a dezembro, não sobra tempo para fazer um curso desejado? Então aproveite o período de férias escolares, que pode ser uma boa oportunidade para resolver a pendência. As instituições de ensino de nível superior costumam realizar cursos de férias, de curta duração, em janeiro e fevereiro.
As capacitações têm, em geral quatro funções: turbinar o currículo simplesmente; diversificá-lo, com um curso que não diz respeito necessariamente à sua formação inicial, já que os currículos mais abrangentes são os mais valorizados atualmente; descobrir um talento, nos casos em que há dúvidas sobre qual carreira seguir; e estabelecer relacionamentos no mercado.
Segundo a educadora Andrea Ramal, não se deve escolher o curso apenas pelo título. O futuro aluno deve olhar a ementa, tentar descobrir as leituras que serão feitas e os temas das aulas. Se o curso é online, procure saber se tem certificado. E sempre cheque informações com amigos ou pessoas de referência em sua área, para saber se gostaram ou se conhecem alguém que tenha cursado — afirma a educadora.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras