David Almeida (Avante) foi eleito neste último domingo (29) prefeito de Manaus para os próximos quatro anos. O eleitorado deixou o seu recado nas urnas acreditando em propostas de mudanças, na esperança de uma cidade melhor.
Estreante na Prefeitura de Manaus, David Almeida irá assumir o seu mandato a partir do dia 1º de janeiro de 2021 de olho nos desafios. Ele foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e governador interino do Amazonas, após a cassação de José Melo, pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Durante a campanha, David Almeida e seu vice Marcos Rotta, apresentaram várias propostas para setores como educação, saúde, segurança pública, turismo e transporte público.
Na educação, o candidato eleito falou em criar programas de valorização dos profissionais, como o “Provalor”. Na saúde, David Almeida pretende implantar o “Previne Manaus”, que busca aprimorar as condições estratégicas da saúde da família.
O transporte público sempre foi um desafio nas gestões passadas e o novo prefeito terá essa missão pela frente. A renovação da frota, assim como a engenharia do tráfego, no planejamento da construção e da manutenção da infraestrutura viária, monitorando o fluxo de veículos nas vias, um sério problema na capital amazonense.
“Vamos ser prefeito de todos. Vamos servir Manaus com carinho, êxito e gestão. Quero ser prefeito atuante, presente. É muita responsabilidade para uma pessoa. Mas quando Deus chama, ele capacita”, disse David.
A capital do Amazonas é o principal centro financeiro da região norte do Brasil e o terceiro maior município do país no setor industrial, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Com população estimada em 2,2 milhões de habitantes (IBGE 2020), é também a cidade mais populosa da região.
David Almeida foi eleito no segundo turno com 466.970 votos no segundo turno, equivalente a 51,27%. No primeiro turno ele conquistou 22, 36%, ficando em segundo lugar.
Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)