A inscrição para Seletiva Nacional FC continua em andamento e vai até o dia 21 deste mês para os garotos nascidos de 2002 a 2004. O sonho de jogar no futebol europeu pode se tornar realidade. A peneira será realizada, no Centro de Treinamento (CT) Barbosa Filho, zona Leste da cidade. Os atletas com potencial vão formar a equipe do Leão da Vila Municipal para participar no “Porto International Cup”, em abril de 2020.
Sob a responsabilidade do Clube Desportivo de Portugal (CDP), a competição internacional vai reunir equipes da Europa e o Nacional FC, representante do futebol brasileiro. O evento promete agitar o futebol de base no Velho Continente. De Portugal, o diretor desportivo da categoria Juniores do CDP, o amazonense Edilson Matos de Pinho Filho, 35 anos, explicou como surgiu a ideia da Copa.
– Essa competição, como outras que estão se desenvolvendo na Europa, surgiu com o objetivo de fazer parte de um currículo de eventos que envolvem atletas das categorias de base como forma de intercâmbio. Isso é uma prática rotineira que facilita a apresentação e integração desses jogadores nas temporadas de competições profissionais que se iniciam em setembro. É através dessas competições que muitos atletas são apresentados, e muitas vezes contratados por times europeus – alertou.
Mesmo faltando algum tempo para a realização do Porto International Cup, o dirigente do clube organizador, afirmou que a expectativa é muito grande, pois o Nacional até agora o único representante do futebol cinco vezes campeão do mundo no evento. Para ele, qualquer equipe do Brasil sempre desperta um interesse muito grande do público europeu.
– Além de ser amazonense, e um dos organizadores, o Nacional foi convidado, principalmente por ser um dos times tradicionais da região Norte do Brasil. Esperamos que o time apresente as características do futebol brasileiro, muito esperado pelos europeus, principalmente pelo futebol arte. Já as equipas da Europa esperamos, como sempre, apresentar um futebol disciplinado, competitivo e coletivo – frisou, mas explicou como será realizado a competição.
– O Clube Desportivo de Portugal, time anfitrião, além de organizar a competição, oferece sua infraestrutura para promover este grande evento. Os organizadores convidam vários times locais e do exterior, com aproximadamente oito de equipes. A Copa terá apoio jornalístico local e cobertura dos jogos pela internet e, se for possível, as agências ou operadoras de Televisão poderão oferecer esse apoio.
Mesmo a distância, o dirigente do time organizador da Copa, Edilson Matos de Pinho Filho, aproveitou para enviar um recado a garotada que vai participar da Seletiva Nacional FC de não perder a chance de garantir a inscrição e defender o Naça na competição internacional.
– A toda garotada do Leão da Vila do Nacional, toda sorte na seletiva e estamos aqui do outro lado do Atlântico torcendo por todos para que façam a parte de vocês para desenvolver o futebol da nossa região. Também esperamos que esse projeto chame a atenção dos governantes e as classes empresarias locais em apoiarem o esporte e desenvolvam novos heróis para serem referência das futuras gerações.
Dados
O Clube Desportivo De Portugal, foi fundado em 23 de agosto de 1925. A equipe participa das competições realizadas pela Associação de Futebol do Porto (Divisão de Elite e de Honra) e da 1ª divisão Distrital da Associação de Futebol do Porto. O clube realiza trabalho de base nas equipes sub-10 (escolinha); sub-11 e sub-16 (juvenil); sub-17 e sub-19 (juniores) e sênior (acima de 19 anos).
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras