Em matéria especial do Amazonas sem Fronteiras, o deputado estadual Francisco Souza (Podemos), autor do Projeto da Ponte Rio Negro e Presidente da Comissão de Turismo e Empreendedorismo na Assembléia Legislativa do Amazonas (ALEAM), falou sobre sua trajetória como parlamentar. Formado em Administração e Marketing, Souza também é servidor concursado da Caixa Econômica Federal, sendo bancário de 1975 a 1993, onde chegou a ser Gerente Geral de 11 agências no estado.
Vindo do estado do Ceará, Francisco Souza chegou no Amazonas no ano de 1973 e iniciou sua carreira política em 1994, concorrendo para a Câmara Federal. Em 1998 chegou ao seu primeiro mandato de Deputado Estadual, estando nesta temporada em seu vigésimo ano de mandato.
Entre várias funções públicas, o parlamentar foi nomeado, no dia 25 de março de 1995, Diretor de Habitação da antiga Superintendência de Habilitação do Estado do Amazonas (SHAM), que ficava localizada na Praça da Saudade, em frente ao Atlético Rio Negro Clube. Em 2008 foi nomeado Ouvidor Geral do Estado, realizando reforma no Pronto Atendimento do Cidadão (PAC) do bairro da Compensa, assim como construções de unidades nos municípios de Parintins, Itacoatiara, Tabatinga, Tefé e Humaitá.
Francisco Souza foi autor do projeto da ponte sobre o Rio Negro, que liga Manaus a Iranduba (a 27 quilômetros da capital). ” A ponte é um sonho realizado de grande significância para o Estado. Em novembro de 2003 iniciamos a campanha de coleta de assinaturas, alcançando 120 mil pessoas, e hoje temos a certeza de que quem sonha realiza” disse o deputado.
Acreditando no desenvolvimento e turismo do estado, Francisco Souza também falou sobre a ponte do rio Solimões que irá ligar o Norte ao Sul do Brasil. ” O futuro do Amazonas é o turismo. Já estamos com os trabalhos em andamento para aprovação da construção sobre o rio Solimões, esta que irá ligar o Norte do Brasil com o Sul, sendo a continuação deste grande sonho” completou o deputado.
Defensor de políticas públicas que beneficiam a população, Souza falou ainda que o desenvolvimento do estado será beneficiado com a aprovação da ponte sobre o rio Solimões. Ele destacou principalmente no âmbito do turismo e na Zona Franca de Manaus (ZFM).
Reportagem: Willian D’ângelo