A abertura da campanha foi na ultima segunda-feira (2) na cidade de Iranduba, distante a 22 km de Manaus.
Responder uma mensagem de celular enquanto dirige. Não usar cinto de segurança ou ingerir bebida alcoólica e depois pegar o volante. Todas essas ações são de riscos, mas, que dependem da escolha do motorista. Esse é o foco da campanha Maio Amarelo 2017, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) em parceria com empresas, órgãos públicos e entidades de classe, como o Movimento Pedala Manaus, Sindicato dos Centros de Formação de Condutores e a Liga Amazonense de Trauma.
A abertura da campanha foi nesta segunda-feira, dia 2, às 9h, na cidade de Iranduba, distante a 22 km de Manaus, onde foi realizada uma blitz educativa com a distribuição de material educativo e uma boa conversa dos agentes do órgão estadual e do Instituto Municipal de Transporte e Trânsito de Iranduba (IMTTI) sobre a importância de escolher fazer o que é certo no trânsito.
“O nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de ter atitudes responsáveis no trânsito e como as escolhas individuais afetam o dia a dia de toda sociedade”, enfatiza o diretor presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza.
A mensagem do Detran-AM foi bem recebida pelos moradores de Iranduba, cidade que embora tenha o trânsito municipalizado, ainda não tem sinalização e registra um dos maiores índices de infrações entre os municípios da Região Metropolitana de Manaus.
Para o comerciante Jailson Bentes (38), o foco da campanha deste ano faz com que o motorista preste mais atenção as suas próprias ações no trânsito. “Temos a mania de achar que somente o outro motorista realiza ações erradas dentro do trânsito, mas a campanha te leva a refletir no nosso próprio comportamento. E quando paramos para nos analisar vemos o quanto temos que mudar algumas atitudes importantes,” enfatizou.
Durante todo mês de maio, o Detran-AM vai realizar ações educativas para chamar atenção da população amazonense sobre importância de tomar as decisões corretas em relação ao trânsito. A campanha Maio Amarelo se estenderá ate o dia 31 de maio, com ações na capital e nos municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, e Manacapuru, também da Região Metropolitana, além de Parintins, na região do Baixo Amazonas.
Campanha terá o curso Mecânica de Salto Alto
Ainda dentro da programação do maio Amarelo, o Detran-AM também vai realizar mais uma edição do curso Mecânica de Salto Alto. O curso será ministrado nos dias 6 e 13 de maio. As inscrições podem ser feitas na gerencia de Educação do órgão, localizado na Avenida Mario Ipiranga Monteiro, zona Centro – Sul da cidade, no horário das 8h às 14h. No ato da inscrição será exigida a doação de duas latas de leite em pó.
Municipalização do trânsito
Ainda como parte da campanha Maio Amarelo, o Detran-AM vai se reunir com prefeitos e demais gestores dos municípios do interior do estado, no dia 22, para tratar sobre a questão da municipalização do trânsito, ações educativas e fiscalizações, que deverão ser realizadas nas cidades no decorrer deste ano.
Sobre o Maio Amarelo
A escolha por maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.