A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus), realizará, nesta sexta-feira (6), a Programação Alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, que no resto do país será promovida no sábado no dia 7 de dezembro. A ação em Manaus acontece simultaneamente em outras 44 cidades amazonenses, onde há presença do mosquito transmissor de dengue, zika e chikugunya.
Em Manaus, a programação inclui uma mobilização de educação em saúde, Largo da Gruta, em frente à igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na rua Dom Milton Correia Pereira, a partir das 8h30. Também haverá concentração de agentes de endemias que irão realizar visita domiciliar para orientação à população e tratamento, eliminação ou inutilização de criadouros do mosquito Aedes.
A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, alerta que estamos no início da sazonalidade das doenças e as intensas chuvas, comuns nesta estação climática, despertam o aumento de risco. “Nós precisamos do apoio de todos no combate ao mosquito, que não permitam depósitos com água parada no ambiente doméstico e no trabalho. Juntos, podemos evitar que a doença atinja seus familiares e vizinhos”, afirma a diretora-presidente da FVS-AM.
Rosemary ressalta que o Amazonas precisa ficar atento à doença, uma vez que o País vive uma epidemia de dengue. “O Brasil está vivenciando uma grande epidemia de dengue, mas não podemos deixar isso acontecer aqui, por isso é tão importante a checagem uma vez na semana para eliminação de depósito com água, porque a melhor forma de combater é não permitir que o mosquito se reproduza”, orienta a diretora-presidente da FVS-AM
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras