O dólar americano abriu o mês em alta, subindo cerca de 1% em relação a uma cesta de moedas internacionais. A alta da moeda ocorre em meio a temores de uma nova guerra comercial, após o presidente Donald Trump anunciar tarifas significativas sobre produtos do Canadá, México e China.
As tarifas foram estabelecidas em 25% para produtos provenientes do Canadá e México, e 10% para importações da China. Essa decisão gerou preocupações entre investidores sobre o impacto que essas medidas podem ter nas economias globais e nas cadeias de suprimento.
Os mercados ao redor do mundo estão reagindo negativamente à notícia, com as bolsas de valores apresentando quedas acentuadas. Especialistas alertam que as tarifas podem resultar em uma concorrência mais intensa para os produtos agrícolas brasileiros, como soja e milho, já que a China pode optar por negociar mais com os Estados Unidos.
A situação continua a evoluir, e investidores estarão atentos às reações do mercado e às possíveis contramedidas que outros países podem adotar em resposta às novas tarifas.
Por Redação Amazônia Sem Fronteiras
Foto: AFP