A ação contemplará consultas com clínico geral e de enfermagem, atualização da carteira vacinal, avaliações bucal e antropométrica e testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite B. O atendimento, que iniciará às 8h, se estende até as 12h.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destaca que a unidade funcionará na modalidade “porta aberta”, sem a necessidade de agendamento. Os usuários precisam apresentar RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A Semsa está intensificando a oferta dos serviços de saúde em uma unidade de cada Distrito de Saúde aos sábados, para ampliar ainda mais o acesso aos serviços, mas é importante salientar que esses cuidados integram a rotina das nossas unidades de saúde. Nossa intenção é reforçar a mensagem de que prevenir é o melhor caminho para que os homens tenham uma boa qualidade de vida”, explica Djalma.
Além dos serviços de saúde, as ações educativas também serão reforçadas neste sábado com a realização de palestras destacando os perigos do tabagismo, câncer bucal, alimentação saudável, além de orientação sobre outros fatores de risco para o sexo masculino.
De acordo com o chefe do Núcleo da Saúde do Homem da Semsa, Meirivaldo Maia, os homens costumam entrar no SUS pela média complexidade. Ou seja, não buscam a atenção primária, gerenciada pela Semsa, que fortalece os cuidados preventivos contra doenças e também as ações de controle, para impedir o agravamento dos quadros de saúde.
As próximas edições do Dia “D” da Saúde do Homem estão programadas para a USF Leonor Leonor de Freitas, na avenida Brasil, zona Oeste, no dia 19/11, e na USF Dr. José Rayol dos Santos, localizada na avenida Constantino Nery, s/nº, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, no dia 26/11.
Três unidades da zona rural estão concentrando os serviços de intensificação direcionados ao público masculino durante os dias úteis da semana: USFR Ada Viana, USFR Ephigênio Sales e USFR Nossa Senhora de Fátima. As UBSs fluviais Antônio Levino e Ney Lacerda também abraçaram a campanha e estão intensificando a oferta de cuidados em suas idas às comunidades nos rios Negro e Amazonas.
Fonte: Informações da Assessoria- Semsa