O ex-governador José Melo (PROS) compareceu na Justiça Federal na manhã desta quinta-feira (8) para ser interrogado no processo oriundo da Operação Maus Caminhos, que investiga desvios milionários na Saúde do Estado.
Ainda nesta quinta-feira a Justiça Federal iniciou uma série de audiências dos réus no processo da Operação Maus Caminhos. Além da ex-primeira dama, cinco ex-secretários da gestão de Melo foram ouvidos: Evandro Melo (Administração), Raul Zaidan (Casa Civil), Afonso Lobo (Fazenda), Pedro Elias e Wilson Alecrim (Saúde).
O grupo foi investigado durante a operação Maus Caminhos que, em 2016, desarticulou um esquema de contratos firmados com o governo do estado para a gestão de três unidades de saúde no Amazonas. A gestão dos locais era feita pelo Instituto Novos Caminhos (INC), instituição qualificada como organização social.
As investigações que deram origem à operação e demonstraram que dos quase R$ 900 milhões repassados, entre 2014 e 2015, pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) ao Fundo Estadual de Saúde (FES), mais de R$ 250 milhões teriam sido destinados ao INC.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras