Festival Folclórico de Parintins: Uma festa de cores, energia e tradição

Ano a ano, os bois Garantido e Caprichoso se confrontam no município de Parintins (AM), encantando a imaginação dos espectadores. Nesta temporada de 2019, o Festival Folclórico de Parintins acontece nos dias 28,29 e 30 de junho, e a expectativa é que a cidade receba mais de 60 mil pessoas.

Considerado uma das maiores festas do país, o Festival de Parintins deste ano está bem próximo de acontecer e já começa a mexer com as cabeças dos torcedores de Garantido e Caprichoso. O nome do festival é originário do lugar onde ela acontece, a ilha de Parintins, a 420 quilômetros de Manaus.

O Festival Folclórico de Parintins é uma festividade de natureza popular, que teve seu início em 1964, quando foi realizado o Primeiro Festival, em uma modalidade ainda não competitiva, embora o público já se dividisse em duas torcidas, a do Boi Garantido, que tem como símbolo a cor vermelha, e a do Boi Caprichoso, representada pelo tom azul. Este evento tem sua sede em plena Floresta Amazônica, a maior do Planeta, mais precisamente na cidade de Parintins, todo último final de semana de junho.

As celebrações ocorrem ao ar livre, atualmente no Bumbódromo, Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, estádio construído com a forma de uma cabeça de boi, capaz de abrigar pelo menos 35 mil pessoas. As apresentações transcorrem ao longo de três dias, durante os quais as duas agremiações expõem o resultado de suas pesquisas e de seus preparativos, os quais normalmente giram em torno de temas ligados às histórias e ritos cultivados pelos nativos, aos hábitos dos moradores das margens dos rios, tudo exibido por meio de representações ornamentais, em carros que procuram retratar a temática escolhida.

 

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

 

- PUBLICIDADE -