O Flamengo pressionou, lutou e conseguiu, nos instantes finais, a vitória sobre o Botafogo, por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Nilton Santos, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol saiu aos 45 minutos, com Lincoln, após passe de Bruno Henrique. Com o resultado, a vantagem rubro-negra para o vice-líder Palmeiras continua de oito pontos.
O primeiro tempo ficou marcado pela quantidade de lances de disputa de bola e discussões entre os jogadores de Botafogo e Flamengo. O início da partida foi melhor para o Alvinegro, que conseguiu levar perigo ao gol de Diego Alves, pelo menos, duas vezes.
A primeira vez que o Botafogo quase abriu o placar foi com Igor Cássio, aos 10 minutos. O atacante recebeu cruzamento pela direita, driblou Rodrigo Caio e chutou, mas Diego Alves conseguiu fazer boa defesa. Logo depois, foi a vez de Luiz Fernando desperdiçar uma boa oportunidade de abrir o placar. O camisa 9 foi lançado em profundidade, deixou Renê no chão e chutou firme, mas Marí cortou com um carrinho.
Nos 15 minutos finais, o Flamengo melhorou a marcação e conseguiu equilibrar a partida. Aos 39, Vitinho cobrou escanteio, Bruno Henrique disputou com Gatito na cabeça e acertou a trave. Antes do término da primeira etapa, o Rubro-Negro chegou com perigo com Bruno Henrique e Gabigol, mas o Botafogo conseguiu segurar a pressão do rival.
O segundo tempo começou animado. Logo aos sete minutos, Bruno Henrique recebeu de Gabigol, chutou bonito no ângulo esquerdo de Gatito e quase balançou a rede. No lance seguinte, o camisa 27 voltou a dar trabalho ao Botafogo. Após rápido contra-ataque, Luiz Fernando parou o adversário, foi expulso pelo segundo amarelo e saiu chorando de campo.
Depois do vermelho de Luiz Fernando, o Flamengo tomou o controle do jogo e o gol parecia questão de tempo, mas demorou. Jesus, então, foi para o tudo ou nada e botou Lincoln e Lucas Silva nas vagas de Vitinho e Gerson, respectivamente.
As mudanças deram certo: Bruno Henrique recebeu na ponta esquerda e achou Lincoln na pequena área, e o jovem bateu de chapa para sair para o abraço e garantir o triunfo no Nilton Santos.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras