Um forte terremoto sacudiu o sul da Califórnia nesta quinta-feira, provocando incêndios e danificando prédios em uma cidade no deserto a nordeste de Los Angeles, mas autoridades afirmaram que foram registrados apenas ferimentos leves.
O terremoto de magnitude 6,4, maior em duas décadas na área, ocorreu a cerca de 182 km a nordeste de Los Angeles, próximo à cidade de Ridgecrest, no início da tarde desta quinta-feira, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O tremor foi registrado em uma área à beira do Parque Nacional do Vale da Morte.
O Departamento de Bombeiros do Condado de Kern afirmou que lidava com “ferimentos múltiplos”, dois incêndios em casas, pequenos focos de incêndio e vazamentos de gás.
“No entanto, sentimos que iremos dominar a situação”, afirmou o chefe dos bombeiros da região, David Witt, em uma entrevista. “Não sabemos o número exato de ferimentos, mas até aqui eles foram leves.”
A prefeita de Ridgecrest, Peggy Breeden, disse ter declarado estado de emergência, um passo que permite à cidade receber auxílio de agências externas.
O Hospital Regional de Ridgecrest foi esvaziado, com pacientes internados sendo transferidos para outras localidades, devido ao medo de um novo terremoto ocorrer, afirmou ela.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras