Criadas em 1847, as Galerias Saint-Hubert, em Bruxelas, foram as primeiras galerias comerciais da Europa e se destacam até hoje como uma das mais elegantes. Vale a pena incluir a Bélgica no roteiro, Bruxelas é uma maravilha!
Praticamente ligando a região do Teatro Monnaie com o Grand Place, elas estão divididas em três zonas e suas vitrines sempre estão decoradas de maneira luxuosa. Mas o que chama realmente atenção é sua cúpula de cristal, que dá um toque único ao local (inspirada nas famosas galerias francesas, foi projetada em Arquitetura Eclética pelo arquiteto Jean-Pierre Cluysenaar, com um belíssimo telhado de vidro arqueado).
As Galerias Saint Hubert, também conhecidas como Galerias Royales Saint-Hubert, estão divididas em três zonas: a Galeria da Rainha, a Galeria do Rei e a Galeria dos Príncipes.
No interior prevalece uma grande tranquilidade e podemos ver dezenas de vitrines decoradas de maneira luxuosa e cheia de detalhes: diversas joalherias, lojas de chocolate, lojas exclusivas de moda, restaurantes e cafeterias de qualidade e inclusive um pequeno teatro e um cinema.
Desde 1850, as Galerias St Hubert são um ponto de encontro para artistas e intelectuais e também para os turistas que passeiam e tiram fotos sem parar.
Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)