Túnel do Tempo: Goleiro Tobias no Galo de 1982

José Benedito Tobias, goleiro nascido na cidade de Agudos (SP) no dia 13 de maio de 1949 começou sua carreira no Noroeste (SP). Sua grande fase foi defendendo a meta do Corinthians de 1974 a 1980 por 125 jogos, sendo 68 vitórias, 28 empates e 29 derrotas.
 
Foto: Divulgação

Tobias foi campeão pelo Atlético Rio Negro Clube no ano de 1982, jogando ao lado de jogadores como Jair, Marcão, Darinta, Tonho, Dalmo, Patrulheiro, Berg, Pedrinho, Alcindo e Tiquinho. Também jogaram Beto, Índio, Zelito, Jaime, Charlington, Renato, Adãozinho, Índio Carioca, Toinho, Bosco e Aarão, que só jogou 45 minutos. O técnico do Galo da Praça da Saudade foi Ivan Gradim.

 
Além do Rio Negro, também participaram do certame estadual de 1982 as equipes do Nacional,Sul América, América, Penarol,  Fast e Libermorro. O São Raimundo não disputou esse campeonato.
 
O arqueiro jogou também pelas equipes do Guarani, Sport, Fluminense e Bangu, quando encerrou a carreira. Pelo time de Campinas, no dia 26 de agosto de 1973, Tobias esteve no gol jogando em Manaus contra o Nacional, pelo Campeonato Brasileiro. Em um domingo de muito sol, o jogo terminou em 1 a 1, com gols de Serginho (Nacional) e Flamarion (Guarani).
 
Pelo time do Corinthians, sua estreia ocorreu contra o Moto Club (Maranhão),no dia 5 de outubro de 1975. O jogador foi um dos heróis do famoso duelo entre Fluminense e Corinthians,válido pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976. O duelo conhecido como a “invasão Corintiana”no estádio do Maracanã ocorreu no dia 5 de dezembro de 1976 e consagrou o goleiro corintiano na disputa de pênaltis,após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.Tobias pegou dois pênaltis e o Corinthians se classificou para a final do Brasileirão.
 
No dia 13 de outubro de 1977, Tobias foi um dos titulares do time corintiano que venceu a Ponte Preta na final do Campeonato Paulista daquele ano, conquista que pôs fim ao jejum de títulos do clube do Parque São Jorge nesta competição. O goleiro foi campeão sem tomar um único gol nas duas das três partidas decisivas contra o time de Campinas. Na vitória da Ponte Preta por 2 a 1, na segunda partida daquelas finais, o goleiro foi Jairo.
 
Ele assumiu definitivamente a condição de titular na meta do Corinthians em um jogo contra o Vasco da Gama. O goleiro ficou no time alvinegro paulista até 1978,fazendo sua partida de despedida no dia 28 de maio contra o América de Rio Preto no Pacaembu. 
 
Na sua passagem pelo clube amazonense, o jogador esteve presente na derrota do Rio Negro para o Flamengo  por 7 a 1, pela primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1983, no Maracanã. Zico, Adílio, Robertinho, Leandro, Baltazar e Cocada (2) marcaram os gols do time carioca. Aluísio fez o único gol do time amazonense. 
- PUBLICIDADE -