Durante uma coletiva realizada nesta quinta-feira (2), o governador Wilson Lima falou sobre o seu primeiro ano de mandato e prioridades para 2020. O reequilíbrio de contas, a diminuição do índice de violência, o pagamento aos servidores públicos após um rombo de mais de R$ 3 bilhões deixado pela gestão passada, melhora na saúde e educação básica foram alguns dos assuntos citados.
Wilson Lima disse também que dívidas de gestões anteriores serão pagas judicialmente. Segundo ele, o Governo do Amazonas vai fazer levantamento e pagar débitos de 2019 e o que restou de 2018.
Sobre a Saúde, Lima afirmou que o governo está reestruturando a rede estadual e as primeiras ações de 2020, como a contratação direta dos trabalhadores das empresas terceirizadas que serão feitas ainda neste mês de janeiro.
PROBLEMAS NO GOVERNO
Em um ano de governo, Wilson Lima enfrentou alguns problemas como a greve dos professores, massacres no sistema prisional, denúncias de corrupção na Secretaria de Educação, causando a queda do secretário Luiz Castro, e na saúde pública com atrasos no pagamento dos profissionais terceirizados, falta de medicamentos e mortes de crianças cardiopatas no Hospital Francisca Mendes.
PONTO POSITIVO
Um dos pontos positivos do governo Wilson Lima foi o aumento da arrecadação e da receita do Estado. O governo fechou o ano, com receita de R$ 4 bilhões superior ao de seu antecessor em 2018.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras