A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) iniciou, nesta última quinta-feira (11), um plano de monitoramento de canteiros de obras da capital com a testagem para detecção da Covid-19. A ideia é examinar, por meio do RT-PCR, profissionais de 29 locais da construção civil, para evitar a disseminação da doença, tanto no ambiente de trabalho desse grupo quanto no domiciliar.
A estratégia de controle envolve, além da FVS, a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi), a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e construtoras. Ao final das visitas técnicas, que devem durar em torno de uma semana nos espaços com lista de nomes fornecidos à FVS, aproximadamente dois mil trabalhadores serão testados.
“Essa é uma medida importante que estamos adotando, tendo em vista que esses trabalhadores estão envolvidos na condução de obras essenciais de nossa cidade. O nosso compromisso é com a vida de todo cidadão e, por isso, precisamos garantir a prevenção e a segurança para contermos o avanço da Covid-19”, explicou o governador Wilson Lima.
O diretor-presidente em exercício da FVS, Cristiano Fernandes, explica que os locais de obras a receberem a visita das equipes técnicas contemplam construções de prédios, obras de habitação, vias, manutenção de viadutos, entre outras ações em andamento na capital.
Com o retorno das atividades nos canteiros, conforme o diretor, a ideia é ampliar a vigilância. Nas visitas técnicas, as equipes da FVS-AM também vão reavaliar os protocolos de saúde; e orientar as empresas em relação à importância da adoção e manutenção das medidas de prevenção ao novo coronavírus.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras