Na última sexta-feira (17), a Federação Amazonense de Futebol (FAF) realizou o lançamento da 104ª edição do Estadual, com oito equipes brigando pelo título. O evento aconteceu na Arena da Amazônia, um dos palcos do Barezão de 2020.
O campeão e vice-campeão do Amazonense deste ano terão direito a disputar, além da Copa Verde, o Campeonato Brasileiro Série D e a Copa do Brasil de 2021. Manaus Futebol Clube, São Raimundo Esporte Clube, Princesa do Solimões Esporte Clube, Penarol Atlético Cube, Amazonas Futebol Clube, Nacional Futebol Clube, Fast Clube e Esporte Clube Iranduba são as equipes que compõem a Série A do Estadual.
Nesta reportagem do jornalista Willian D’Ângelo, o Portal Amazônia sem Fronteiras apresenta uma matéria especial sobre o certame amazonense deste ano.
AMAZONAS FC
Fundação: 23/05/2019
Mascote: Onça-Pintada
Caçula do futebol amazonense, o Amazonas FC chega na elite trazendo na bagagem o título da Série B do ano passado. Para o Estadual deste ano, a diretoria da Onça-Pintada manteve o técnico Lecheva e anunciou recentemente o atacante Maikon Leite, que fez história no futebol nacional, passando por equipes como Palmeiras (SP), Santos (SP), Brasiliense (DF), Figueirense (DF), Ceará (CE), Bahia (BA), Sport (PE), Náutico (PE) e Santo André (SP).
Além de Maikon Leite, a equipe anunciou também outros nomes como Ícaro (goleiro), Tote (lateral), Kazu (zagueiro), Humberto (atacante), Lucas Fabrício (atacante), Vitinho (atacante), Wesley Macedo (atacante), Raphinha (meia), Alan (zagueiro) e Djalma (atacante). O Amazonas FC estreia no Campeonato Amazonense contra o Fast Clube, no próximo dia 22, às 20h, na Arena da Amazônia.
FAST CLUBE
Fundação: 08/07/1930
Mascote: Rolo Compressor
Com agenda cheia para esta temporada, a equipe tricolor apresentou 27 jogadores para disputar o Amazonense, Série D do Brasileirão e Copa do Brasil. Para dirigir a equipe, a diretoria do Fast confirmou o nome do técnico Wladimir Araújo, conhecedor do futebol amazonense.
Para o setor defensivo, o Fast contará com o zagueiro Alison Felipe, uma das novas caras do time para este ano. O atleta, com passagem pelo Castanhal (PA), se juntou ao elenco de 30 jogadores da equipe para este ano. O vínculo vai até o final de julho.
IRANDUBA
Fundação: 18/01/2011
Mascote: Hulk
O Iranduba anunciou 29 jogadores para o Campeonato Amazonense, sendo sete da base e outros dez nascidos no Estado. Atletas “caseiros’ é uma das apostas do Hulk da Amazônia.
A equipe anunciou 29 jogadores, tendo uma base bem amazonense. A versão 2020 do Iranduba também apresenta contratações de peso como o volante Thiago Bonfim, revelado no Bahia (BA). Outros, como o goleiro Thiago Salgado, o zagueiro Dedimar e o atacante Da Silva também chegam para reforçar o clube.
Um dos nomes anunciados para o certame estadual, o atacante Lucas Espiga é uma das novidades do Iranduba. Lucas estreou como profissional no ano passado, atuando pelo Rio Negro, marcando quatro gols no Estadual.
O clube estreia na competição no próximo dia 23, contra o Nacional, no estádio Ismael Benigno, a Colina.
Manaus FC
Fundação: 05/05/2013
Mascote: Gavião Real
O Manaus FC apresentou seu elenco com 30 nomes para início de temporada, ano que tem a Série C do Brasileirão pela frente. Além da apresentação, a diretoria também tem anunciado novos patrocinadores, dando uma injeção de ânimo no cofre do Gavião do Norte.
Entre os destaques do Manaus FC para o ano de 2020, a diretoria anunciou os nomes do goleiro Jonathan, Jimmy Mican (lateral), Thiago Spice (zagueiro), Patrick Borges (zagueiro), Derlan (volante), Panda (volante), Felipe Baiano (volante), Fabián Zambrano (meia), Diogo Dolem (meia), William Palacios (atacante), Paulinho (atacante) e Rossini (atacante).
Após a campanha na Série D do Brasileirão no ano passado, quando foi o grande destaque do futebol baré na temporada, o Manaus FC chega como um dos favoritos para o Estadual deste ano. O clube estreia na próxima terça-feira (21), contra o São Raimundo, às 20h30, na Arena da Amazônia.
NACIONAL
Fundação: 13/01/1913
Mascote: Leão e Águia
Na última sexta-feira, o Nacional apresentou mais três reforços para o Estadual. O lateral-esquerdo China, o atacante Vítor Mariano e o volante David Manteiga. Com o trio, o Leão da Vila Municipal chega a 27 reforços para 2020.
Para o setor ofensivo, o técnico Aderbal Lana conta com nomes como Charles, Fininho, Daniel e Heré. Para o primeiro compromisso da equipe azulina no Campeonato Amazonense, a diretoria lançou a promoção “Antecipado é R$10”, uma forma de incentivar o torcedor a comparecer ao estádio e apoiar o time.
O Nacional estreia no Barezão no próximo dia 23, contra o Iranduba, no estádio Ismael Benigno. Além da experiência do técnico Aderbal Lana, a equipe azulina contará também com o português Paulo Morgado como auxiliar-técnico.
PRINCESA DO SOLIMÕES
Fundação: 18/08/1971
Mascote: Tubarão
O Princesa do Solimões iniciou os trabalhos da temporada com 18 jogadores, trazendo no elenco velhos conhecidos como o zagueiro Elton, os atacantes Claudinei e Binho, o volante Antony, o lateral Jussan, e o arqueiro Victor.
O atacante Caíque Gomes, ex-Tarumã, é um dos novos nomes no álbum de figurinha do Princesa do Solimões. No ano passado, Caíque Gomes fez um dos gols mais bonitos da Série B do Campeonato Amazonense. O meia Tiago Amazonense e o atacante Branco, são nomes experientes da equipe do município de Manacapuru, localizado na região metropolitana de Manaus.
PENAROL
Fundação: 08/08/1947
Mascote: Leão
O Penarol chega no Barezão de 2020 sobre o comando do técnico Igor Cearense, velho conhecedor do clube. O Leão da Velha Serpa chega com 24 atletas, trazendo o sonho de levantar o caneco do Estadual deste ano.
Alguns destaques do Penarol para este ano são Rascifran (goleiro), Gutemberg (lateral), Igor (lateral), Ferreira (zagueiro), Gaúcho (volante), Jimy (meia), Hugo (meia), Selthon (meia), Railson (meia), Nena (atacante), Rafa Guedes (atacante), Bruno (atacante) e Nyago (atacante).
O Penarol estreia no certame estadual contra o Princesa do Solimões, na próxima quarta-feira, às 19h, no estádio Gilberto Mestrinho (Gilbertão).
SÃO RAIMUNDO
Fundação: 18/11/1918
Mascote: Tufão
Sobre o comando do técnico Mazinho, ex-Clipper, o São Raimundo volta à elite do futebol amazonense com 26 atletas apresentados pela diretoria. O Tufão da Colina está de volta à Série A após o vice-campeonato na Segundona do ano passado.
Guanair Júnior (goleiro), Pastor (zagueiro), Rondinelli (zagueiro), Matheus Iton (lateral), Serginho Duarte (volante), Rogério Pedra (volante), Jonathan Boca (volante), Adrianinho (meia), Wendell (meia), Kelve (meia), Mauricio Stronda (atacante) e Keonny (atacante) são alguns dos nomes do São Raimundo para a temporada.
São Raimundo encara o Manaus FC na próxima terça-feira, partida agendada para a Arena da Amazônia.
A BOLA
A bola escolhida para rolar nos gramados dos estádios amazonenses, durante o campeonato estadual deste ano será modelo S11 Ecoknit , da Penalty.
PRIMEIRA RODADA:
21/01 (Arena da Amazônia)
Manaus x São Raimundo (20h30)
22/01 (Gilberto Mestrinho)
Princesa x Penarol (19h)
22/01 (Arena da Amazônia)
Fast x Amazonas (20h)
23/01 (Ismael Benigno)
Nacional x Iranduba (20h30)
Estádios do Barezão 2020:
Arena da Amazônia
Ismael Benigno (Colina)
Carlos Zamith
Floro de Mendonça
Giberto Mestrinho
Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)