Hamburgo, na Alemanha: A Veneza Germânica

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Hamburgo, na Alemanha, é frequentemente chamada de Veneza Germânica, isso porque os números de pontes encontradas na cidade passam de 2.000. Além dessas passarelas suspensas, Hamburgo coleciona os títulos de maior porto do país e cidade mais verde de toda a Alemanha, com belíssimos parques, jardins impecavelmente cuidados e imensas áreas arborizadas, repletas de flores reverenciadas por paisagistas.

 O comércio marítimo moldou o mundo como conhecemos hoje. Diferentemente dos trens (século 19) e dos aviões (século 20), a história do mar como meio de transporte pode ter começado há 45 mil anos (antes de Cristo já existiam rotas de comércio marítimo no Egito, na Arábia, na China, na Índia, no Império Romano).

E foi graças ao seu porto no Rio Elba, a 100 km do Mar do Norte, o segundo maior da Europa, e ao comércio livre de impostos, que Hamburgo se desenvolveu e enriqueceu. Foi do porto de Hamburgo que partiram milhares de ingleses, holandeses e judeus russos que imigraram para Nova York.

São inúmeros canais com esses armazéns (foto) onde eram estocados produtos vindos de todo o mundo. Até hoje, muitos dos prédios da Speicherstadt ainda são utilizados para abrigar tapetes orientais.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -