Igreja de São Cosme e Damião, em PE, é a mais antiga do Brasil

O que não falta pelo Brasil são igrejas históricas e famosas, que recebem milhares de turistas todos os anos. Mas você sabe qual delas foi a primeira a ser construída? Neste Dia de São Cosme e Damião (dia 26 para algumas igrejas, e 27 para outras), conheça a Igreja Matriz erguida em homenagem aos santos gêmeos no município de Igarassu, em Pernambuco: de 1535, ela é a mais antiga em funcionamento do país.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1951, a Igreja Matriz de São Cosme e São Damião é marcada pela fachada sóbria e em cor branca. Seu interior traz traços de diversos momentos da história brasileira, como quadros que retratam as cenas da guerra contra os invasores holandeses e detalhes de diferentes tipos de arquitetura, entre os quais o barroco e o jesuítico.

A matriz teve sua construção iniciada apenas 35 anos depois da chegada dos portugueses em solo brasileiro, a mando de Duarte Coelho, um dos primeiros colonizadores do nosso país, que era devoto de São Cosme e Damião. Aos santos, é atribuído um milagre supostamente ocorrido em 1685. Quando as cidades vizinhas de Recife, Olinda, Itamaracá e Goiana foram assoladas pela febre amarela, Igarassu escapou ilesa da praga.

Ficou com vontade de conhecer? O município de Igarassu fica no norte da Região Metropolitana de Recife, a apenas 30km da capital. De carro, o trajeto dura cerca de 40 minutos.

Nesta quinta-feira, além do dia de Cosme e Damião, a cidade também comemora seus 483 anos, com uma programação especial de eventos religiosos. Bem cedo, logo às 5h, estão previstos uma alvorada de fogos, missa campal e ministérios religiosos na matriz. As missas na Igreja de Cosme e Damião são celebradas a cada duas horas, com procissão pelas ruas do Sítio Histórico às 17h.

 

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -