A Ilha de Santo Aleixo está localizada no litoral sul do estado de Pernambuco, região Nordeste do Brasil. Administrativamente faz parte do município de Sirinhaém, embora seja de propriedade particular, situada entre Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros.
Nesta reportagem do jornalista Willian D’Ângelo, o Portal Amazônia sem Fronteiras navega na história, belezas e piscinas naturais da Ilha de Santo Aleixo, um paraíso pouco explorado no litoral sul de Pernambuco.
No ano de 1531, época em que o Brasil já era dominado por portugueses, corsários piratas franceses invadiram o litoral sul de Pernambuco para saquear. Depararam-se com uma ilha linda, hoje chamada de Ilha de Santo Aleixo. O local era rico com a madeira Pau Brasil, o que foi devastado pelos franceses.
Fortemente armados, os portugueses expulsaram os franceses em uma batalha ocorrida na própria Ilha de Santo Aleixo. Após a batalha, Padres Franciscanos celebraram a 1ª missa na ilha e colocaram um crucifixo no ponto mais alto da ilha para marcar o tratado de paz entre França e Portugal.
Ao chegar na Ilha de Santo Aleixo a impressão é a de se estar naqueles cenários paradisíacos de filmes. Areia branca, mar azul, brisa suave e uma tranquilidade difícil de se encontrar no continente. Um encanto preservado, inclusive, por lei. A ilha fica localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, criada em 1997 com o objetivo de conservar os ecossistemas e o desenvolvimento sustentável da área. Por isso o acesso é limitado a 80 pessoas por dia que ficam em média três horas no local.
A ilha oferece três praias com características diferentes. A do meio, localizada onde as lanchas aportam, tem águas quentes e calmas. Na da esquerda, situada mais perto das rochas e do lado do oceano, o mar é um pouco mais agitado e frio. Já a do lado direito, conhecida como Praia da Ferradura pelo formato peculiar, é a mais tranquila e bonita com alguns poucos corais, onde se formam piscinas naturais na maré baixa. Nas três praias é possível fazer algumas atividades com caiaque e snorkeling
A Ilha de Santo Aleixo é de origem vulcânica e sua vegetação litorânea arbustiva se mistura com os coqueiros introduzidos. Suas águas – despoluídas e cristalinas devido à distância do litoral – oferecem ótimas condições para mergulho livre.
COMO CHEGAR NA ILHA DE SANTO ALEIXO
Existem algumas empresas que realizam o passeio para a ilha, mas a primeira a operar no local e a que oferece melhor atendimento, estrutura, embarcações mais novas com marinheiros cadastrados é a Monteiros Tour. A empresa tem seu escritório na Praia de Barra de Sirinhaém, localizada a 39 Km da Praia de Porto de Galinhas.
Conhecer a Ilha de Santo Aleixo pode ser também uma opção de bate e volta a partir de Recife ou da Praia de Porto de Galinhas. A Ilha de Santo Aleixo é uma verdadeira joia na costa de Pernambuco!
Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)